Saiba quais são as 5 principais pragas que atacam as lavouras de grãos e como combatê-las!
AdobeStock
Ataca o milho, alimentando-se das folhas e espigas. Essa praga é conhecida por sua alta capacidade de reprodução e rápida disseminação. Utilize milho resistente e monitore a lavoura.
AdobeStock
AdobeStock
Suas larvas se alimentam das folhas da planta da soja, podendo causar desfolha intensa e comprometer o desenvolvimento e produtividade das lavouras. O manejo integrado de pragas (MIP) é uma abordagem recomendada.
Alberto Marsaro Junior/Embrapa
Afetam os cultivos de grãos, como o colmo de milho e sorgo, enfraquecendo a planta. O controle dessa praga envolve a adoção de medidas preventivas, como a eliminação de restos de cultura após a colheita.
São pragas que sugam a seiva de soja, milho, feijão e algodão. O manejo da praga é complexo, devido à diversidade de espécies e sua capacidade de desenvolver resistência aos inseticidas.
Alberto Marsaro Junior/Embrapa
Essa lagarta ataca milho, soja, algodão e outras culturas. A abordagem mais eficaz de controle do inseto é o MIP, envolvendo o monitoramento constante das áreas cultivadas, o uso de produtos biológicos
AdobeStock
Combine diferentes métodos para um controle eficiente: escolha de cultivares resistentes, rotação de culturas, monitoramento e medidas corretivas.
AdobeStock