Além de causar grande desconforto aos animais, as doenças podem prejudicar severamente a produção nas fazendas. Veja alguns dos problemas mais comuns.
AdobeStock
Também chamada de “gripe do frango” ou “H5N1”, a doença é altamente contagiosa e letal para aves, sendo capaz de causar a morte dos animais até cinco dias após a incubação do vírus. A doença já tem uma vacina comercial.
AdobeStock
Breno Lobato/Embrapa
Capaz de afetar humanos e animais com casco duplo, como bovinos e suínos, a doença é altamente contagiosa e pode provocar perdas de até 25% na produção. Felizmente, o Brasil está livre desse problema desde 2017.
AdobeStock
Erradicada no Brasil desde 1984, a doença é altamente letal e exclusiva dos suínos, sendo capaz de provocar sintomas agressivos como hemorragia e falta de coordenação motora. Sem cura, sua prevenção é realizada por meio da fiscalização sanitária.
Causada principalmente por bactérias, a doença provoca infecções nas glândulas mamárias dos animais, causando perdas consideráveis de produção em rebanhos leiteiros, chegando a 70% de redução em casos extremos.
AdobeStock
Também causada por bactérias, a doença provoca infecção necrótica nos cascos dos animais, com sintomas severos de dor e desconforto. Sua incidência pode chegar a 35%, dependendo do tipo de rebanho afetado.
AdobeStock