Praga afeta os principais cultivos do Brasil, mas pode ser combatida de diversas formas.
AdobeStock
A lagarta-verde, também conhecida como mandarová ou mandarová-do-fumo, é o nome popular da Phlegethontius carolina paphus. Lagarta é o termo usado para designar o estágio inicial dos insetos da ordem Lepidóptera.
AdobeStock
AdobeStock
O uso de inseticidas é um método eficaz para controlar a lagarta-verde, mas requer alguns cuidados específicos. Conhecer a região e o histórico de ataques é fundamental. Além disso, é importante realizar a rotação de produtos para evitar a criação de pragas resistentes ao químico.
AdobeStock
A liberação de insetos benéficos é uma estratégia eficiente no controle da lagarta-verde. Parasitas como Apanteles sp., Belvosia bifasciata e a vespa Cotesia congregata atacam as lagartas, parasitando-as e ajudando a reduzir sua população.
O uso de sementes geneticamente modificadas para produzir plantas mais resistentes é uma alternativa eficaz no combate à lagarta-verde. Sementes ricas em silício ou fertilizantes aumentam o teor de silício nas plantas, dificultando a alimentação das lagartas.
AdobeStocke
O Manejo Integrado de Pragas (MIP) combina diferentes estratégias para proteger a lavoura. Além do uso de inseticidas, o MIP inclui técnicas como rotação de culturas, adubação equilibrada, plantios de ciclo curto e controle cultural.
AdobeStock
Diversas espécies ameaçam grandes cultivos no Brasil, como a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e a lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens).Identificar corretamente as espécies é fundamental para escolher os inseticidas e herbicidas apropriados e planejar o manejo integrado de pragas.
AdobeStock