O Brasil deve superar a média global de produtividade de milho, mas continua longe do recorde mundial. Confira as dicas para elevar a produtividade.
AdobeStock
1. Equilíbrio de nutrientes Esse equilíbrio permite que as plantas expressem todo o seu potencial genético, além de fortalecer suas defesas. 2. Plantas de cobertura verde São cultivadas entre as safras principais, com o objetivo de cobrir o solo e fornecer benefícios agronômicos.
AdobeStock
AdobeStock
3. Escolha da semente A escolha deve considerar as características da região, as práticas de manejo e as metas do produtor. 4. Densidade de plantio Quanto mais plantas na mesma área, maior competição por recursos, mas oferece uma melhor utilização do espaço disponível.
AdobeStock
5. Tamanho da semente As sementes de maior tamanho geralmente contêm uma quantidade maior de reservas de energia, como amido, lipídios e proteínas. 6. Profundidade de plantio A profundidade adequada permite que as sementes de milho germinem e estabeleçam suas raízes em uma profundidade ideal no solo, levando em conta as características da sua propriedade.
7. Velocidade de plantio A velocidade de plantio afeta a uniformidade que as sementes são depositadas no solo. 8. Nutrição balanceada O desequilíbrio nutricional pode resultar em problemas de absorção e utilização de nutrientes.
AdobeStock
9. Irrigação A irrigação permite que o milho seja cultivado em épocas do ano em que normalmente não seria possível devido à falta de chuvas. 10. Monitoramento constante Permite detectar deficiências ou excessos de nutrientes, pragas ou doenças.
AdobeStock