PUBLICIDADE
Projeto promove a saúde no campo
Estadão Agro

Especial Patrocinado

Tudo sobre AgroSP

Projeto promove a saúde no campo

Iniciativa do Sistema Faesp/Senar leva conhecimentos e treinamentos práticos às zonas rurais paulistas, em temas como higiene, primeiros socorros e alimentação saudável

23/06/2025 - 12:20 | Por: Estadão Blue Studio e Faesp

Foto: Divulgação Faesp/Senar

Projeto promove a saúde no campo

Oferecimento

Sumário

    Um grande trabalho em prol da saúde nas áreas rurais paulistas é realizado há 30 anos pelo Sistema Faesp-Senar. Trata-se do Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC), projeto pioneiro que leva informações educativas e preventivas a todas as regiões do Estado. Só no ano passado, foram 1.044 atividades nos 15 módulos oferecidos, atingindo diretamente 31.802 participantes.

    Foto: Divulgação Faesp/Senar

    A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP) disponibilizam o portfólio aos 230 sindicatos afiliados, que verificam o interesse entre os produtores rurais da região sobre os temas disponíveis – entre os quais, os mais procurados no ano passado foram higiene, primeiros socorros e cuidados com a melhor idade. Uma vez escolhidos os temas, o Senar-SP, por meio do sindicato, responsabiliza-se pela remuneração das horas de trabalho do instrutor, além das despesas com viagem, hospedagem e alimentação desse profissional. O público das palestras-oficinas é composto, em média, por 30 pessoas.

    Para os participantes, é a oportunidade de ter acesso a informações confiáveis e treinamentos práticos, preparados para a realidade do campo, o que inclui simplicidade na comunicação. “Essa simplicidade não significa que são informações rasas, muito ao contrário”, ressalta o médico Roberto de Almeida Duarte, coordenador do programa há 17 anos.

    “Quando decidimos implantar um novo módulo, o processo de preparação da cartilha se estende por um ano, tudo feito por especialistas naquele tema”, ele descreve. Hoje, as cartilhas são disponibilizadas exclusivamente em formato digital, o que facilita a permanente revisão e atualização do conteúdo.

    Foto: Divulgação Faesp/Senar

    Uma das novidades é o lançamento da cartilha Saúde Mental I, demanda identificada pelos sindicatos em meio ao cenário pós-pandemia. Assim como ocorreu nos ambientes urbanos, as zonas rurais também vivenciaram experiências traumáticas relacionadas à infecção ou à perda de pessoas próximas, além do estresse pelas mudanças na rotina por conta do distanciamento social, das consequências econômicas e dos impactos no trabalho e nas relações afetivas.

    PUBLICIDADE

    “A vida no campo certamente é mais tranquila em vários aspectos, mas isso não impede a ocorrência de transtornos mentais”, observa Duarte. “É importante desmistificar o tema para ajudar os produtores rurais e seus familiares a aplicarem conceitos de saúde mental no cotidiano, como estratégia de prevenção a transtornos psíquicos.”

    Inclusão social

    A equipe atual de instrutores é composta por 160 profissionais, com formação em áreas como Enfermagem, Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Medicina Veterinária, selecionados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar SP). Todos passaram por treinamento específico para atuar no programa.

    Hoje, esse treinamento é proporcionado por uma parceria com a Universidade Santo Amaro (Unisa), marco importante para o fortalecimento da formação técnica dos profissionais que atuam no meio rural. Reconhecido pelo Ministério da Educação como pós-graduação em Saúde Rural, o curso tem estrutura modular, com dez módulos de 36 horas cada, totalizando 360 horas.

    Foto: Divulgação Faesp/Senar

    “O PPSC amplia o acesso de populações vulneráveis a serviços e conhecimentos essenciais. Ao fazer isso, promove a inclusão social e contribui para melhorar as condições de vida nas áreas rurais”, avalia o coordenador do programa. Ele enfatiza o caráter preventivo da iniciativa, com efeitos positivos na redução da incidência de doenças e da taxa de mortalidade. Exemplos dessa relação estão no incentivo à adoção de hábitos saudáveis – relacionados à alimentação, à prática de atividades físicas e à higiene.

    Outros programas do Sistema Faesp-Senar reforçam e complementam as iniciativas do PPSC, a exemplo do projeto Semear é Cuidar, que oferece exames de saúde (como mamografias e ultrassons) a mulheres do campo, e da disseminação do Jardim Filtrante, tecnologia para tratamento de esgoto doméstico no meio rural, desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

    Balanço do PPSC

    TemaAtividades em 2024
    Higiene205
    Primeiros socorros195
    Cuidados com a melhor idade151
    Saneamento básico104
    Alimentação saudável78
    Animais peçonhentos62
    Doenças infectocontagiosas I, II e III57
    Acuidade visual51
    Nutrição47
    Drogas: usos e dependência32
    Saúde bucal28
    Imunização21
    Sensibilização13
    TOTAL1.044

    Compartilhar

    Publicado em : 23/06/2025 - 12:20

    Por: Estadão Blue Studio e Faesp - 3 minutos de leitura

    PUBLICIDADE