“Censo” do agro paulista impulsionará desenvolvimento do setor | Agro Estadão “Censo” do agro paulista impulsionará desenvolvimento do setor | Agro Estadão
PUBLICIDADE
“Censo” do agro paulista impulsionará desenvolvimento do setor
Estadão Agro

Especial Patrocinado

Tudo sobre AgroSP

“Censo” do agro paulista impulsionará desenvolvimento do setor

Meta é visitar todas as propriedades rurais do estado para produzir uma ampla radiografia da realidade e direcionar ações

13/11/2024 - 08:00 | Por: Estadão Blue Studio e Faesp

Foto: Revista Agro S/A

“Censo” do agro paulista impulsionará desenvolvimento do setor

Oferecimento

Sumário

    Definir as melhores estratégias para o agronegócio paulista depende, em primeiro lugar, de conhecer a fundo o perfil atual dos produtores, das culturas e da força de trabalho. Esse é o objetivo primordial do Projeto Integrar, um grande mapeamento produzido sob a liderança da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), em parceria com o Senar e os sindicatos rurais. “Trata-se de uma iniciativa vital para o desenvolvimento sustentável e eficiente do setor, pois oferecerá uma visão clara e detalhada para a tomada de decisões, o aumento da competitividade e a atração de investimentos”, diz Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp-Senar SP.

    Os tablets e outros equipamentos necessários para a realização do levantamento já foram entregues aos 237 sindicatos rurais filiados à Faesp, responsáveis pela supervisão do projeto em suas respectivas regiões. Realizado por 700 pesquisadores, sob o comando de 250 supervisores locais, o Integrar visitará 420 mil propriedades rurais, em todo o estado, ao longo de dois anos, prazo previsto para a conclusão do levantamento e a compilação dos dados. O trabalho já está em andamento, com os primeiros 14 mil questionários respondidos.

    O questionário é composto por 51 perguntas, que exigem cerca de meia hora para as respostas. A partir da grande diversidade de dados que serão apurados, será possível produzir uma série de estatísticas e pesquisas. Um dos resultados previstos é a identificação de vocações regionais já consolidadas e emergentes, caminho para incentivar o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) – conjunto de estabelecimentos que desenvolvem atividades econômicas similares em um mesmo território, o que facilita a sinergia de esforços e investimentos.

    Reforço à capacitação

    A grande radiografia resultante do Projeto Integrar ajudará a identificar gargalos na cadeia produtiva, revelando pontos de estrangulamento, a exemplo de áreas com acesso limitado a estradas pavimentadas ou armazéns insuficientes. Revelará também oportunidades, como desenvolver projetos coletivos de produção de energia solar ou de uso de drones para cultivo ou aplicação de defensivos agrícolas, entre várias outras possibilidades.

    Os pesquisadores irão verificar aspectos como o nível de conectividade das propriedades rurais, atributo obrigatório para a adoção de novas tecnologias no campo. Aproveitarão as visitas, também, para prestar orientações sobre temas como o Código Florestal e a importância de validação dos dados e acompanhamento do processo do Cadastro Ambiental Rural (CAR), base de dados que monitora o desmatamento das florestas no País.

    PUBLICIDADE

    Outra frente de aproveitamento dos resultados é o planejamento de cursos que possam contribuir efetivamente para que os estabelecimentos rurais obtenham aumento de produtividade e de renda. A missão de capacitar os trabalhadores e os produtores rurais cabe ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (Senar SP).

    Atualmente, o Senar SP oferece um portfólio de 400 cursos sobre temas diretamente ligados à atividade agropecuária e à gestão de negócios no meio rural. “Muitos desses cursos certamente serão remodelados e outros serão criados a partir dos dados obtidos pelo Integrar, que nos dará a oportunidade de ouvir quem trabalha no campo sobre as necessidades que essas pessoas realmente sentem”, diz o superintendente do Senar SP, Mário Biral. “Os dados da produção agropecuária paulista são conhecidos em detalhes, mas sabemos pouco sobre as pessoas responsáveis por essa produção. É essa lacuna que será preenchida”, ele acrescenta.

    Esforço conjunto

    O Integrar é parte da missão da Faesp de aumentar a segurança alimentar da população paulista e reduzir o êxodo rural, combatendo a crescente escassez de força de trabalho no campo. Além da Faesp, Senar SP, Sindicatos Rurais e produtores, o Projeto Integrar interage com várias outras entidades, a exemplo do Programa Rotas Rurais, do Governo do Estado de São Paulo. O Rotas Rurais está produzindo o cadastramento rural digital, ferramenta importante para tornar mais ágil o acesso às propriedades afastadas dos centros urbanos, sobre as quais costuma haver poucas informações disponíveis.

    Hoje, o estado de São Paulo lidera as exportações de produtos agropecuários do País, respondendo por 18% das vendas externas brasileiras do setor entre janeiro e setembro deste ano. O valor exportado pelo agro paulista nos primeiros nove meses de 2024 chegou a R$ 22,7 bilhões, aumento de 9,2% em comparação ao mesmo período do ano passado.

    Compartilhar

    Publicado em : 13/11/2024 - 08:00

    Por: Estadão Blue Studio e Faesp - 3 minutos de leitura

    PUBLICIDADE