FAEP alerta para aumento de incêndios florestais, que já passam de 9 mil | Agro Estadão FAEP alerta para aumento de incêndios florestais, que já passam de 9 mil | Agro Estadão
apresenta
PUBLICIDADE

Sustentabilidade

FAEP alerta para aumento de incêndios florestais, que já passam de 9 mil

Produtores rurais são orientados a tomar medidas para conter avanço de incêndios nas lavouras; calor e estiagem contribuem para os focos

2 minutos de leitura 23/08/2024 - 16:38

Nome Colunistas

Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com

Foto: FAED/Divulgação
Foto: FAED/Divulgação

Já passa de nove mil o número de ocorrências de incêndios florestais registradas no Paraná neste ano. Os dados do Corpo de Bombeiros até o dia 22 de agosto indicam o total de 9.339 incêndios, número muito próximo do recorde de 2019, quando ocorreram 10.835 focos. Segundo a corporação, metade dos incêndios tem origem intencional e pode, portanto, ser classificada como ação de incendiários.

incendios florestais

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), avalia que as altas temperaturas e períodos de estiagem prolongados são condições favoráveis para as ocorrências de incêndios. Por isso, reforça a importância dos produtores rurais adotarem ações preventivas para evitar que queimadas se alastrem e provoquem prejuízos e riscos.

“Segundo nossos sindicatos rurais, temos registro de incêndios em diversas regiões do Paraná. Isso coloca em risco a produção agropecuária, nossas lavouras, aviários e granjas, assim como a vida das pessoas”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, em nota. 

A região de Cianorte é uma das mais críticas, pois o fogo atingiu o cinturão verde, uma área de mais de 600 hectares de Mata Atlântica. Além de colocar em risco a área urbana, os incêndios são muito próximos das pequenas propriedades onde há lavouras de milho, soja, cana-de-açúcar e pastagens. 

O presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Diener Gonçalves, conta que os produtores rurais e empresários se mobilizaram para ajudar no combate às chamas. 

PUBLICIDADE

“Os produtores que têm tanques forneceram água para os caminhões dos bombeiros porque a situação é bem grave. Ainda não sabemos o tamanho da área atingida, mas a orientação para quem tem lavoura próximo a estradas é fazer os aceiros para evitar que o fogo se espalhe”, afirma Gonçalves ao Agro Estadão. 

O aceiro é feito ao revirar a terra para cobrir as matérias orgânicas, como plantas e pastos. Assim, o fogo que começa na beira da estrada não se alastra porque não encontra material para queima e, sim, apenas terra. 

Incêndio em fábrica da Copacol, também no Paraná

A unidade industrial de aves da Copacol, em Cafelândia, no oeste do Paraná, foi atingida por um incêndio na noite desta quinta, 22. As imagens circularam pelas redes sociais.  

incendio copacol
Foto: Redes Sociais

Em nota, a Copacol disse que o primeiro foco foi identificado às 20h30, quando a “estrutura foi imediatamente evacuada e os colaboradores dispensados para retornar às suas casas em segurança”. 

O texto informa que a Brigada de Incêndio da cooperativa atuou junto com o Corpo de Bombeiros e as chamas foram controladas no início da madrugada de sexta, 23. “Não houve vazamento de amônia, nem feridos durante a ocorrência”, conclui a nota.     

A Copacol não informa os prejuízos nem quando as operações serão retomadas. A planta é responsável pela produção de 3.800 aves por dia, segundo a empresa.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Sustentabilidade

3 pontos da lei antidesmatamento que afetam o agronegócio brasileiro

3 pontos da lei antidesmatamento que afetam o agronegócio brasileiro

CNA avalia que “não existe espaço” para modificações no conteúdo da norma e que “lei tem questões internas que fecham mercados” 

Sustentabilidade

COP 29: CNA defende investir “pesadamente” em novas tecnologias menos emissoras de carbono

COP 29: CNA defende investir “pesadamente” em novas tecnologias menos emissoras de carbono

Posicionamento do setor para COP 29 foi entregue ao governo como apoio às discussões diplomáticas que acontecerão na conferência sobre o clima 

Sustentabilidade

Irrigação impulsiona exportações de frutas de Minas Gerais 

Irrigação impulsiona exportações de frutas de Minas Gerais 

Tecnologia tem sido crucial para manter a produção no norte do Estado, que vem sofrendo com a estiagem

Sustentabilidade

Banco do Brasil lança novo programa de sustentabilidade na pecuária

Banco do Brasil lança novo programa de sustentabilidade na pecuária

Programa terá iniciativas de diagnóstico e auxílio na contratação de operações de crédito de carbono, além de bonificação adicional por animal rastreado

PUBLICIDADE

Embrapa Cerrados recebe visita da rainha da Dinamarca 

Entidade de pesquisa pretende ser protagonista nas discussões na COP 30

Empresas se unem à iniciativa inédita de bem-estar animal

Coalizão reúne diferentes elos da cadeia de fornecimento de proteína animal para impulsionar boas práticas

CCarbon: conheça o centro de agricultura tropical de baixo carbono em Piracicaba

Além de investimentos públicos, CCarbon também mira aportes privados em projetos com repercussão nacional e internacional

CNA considera positiva sinalização pela UE de adiamento da Lei Antidesmatamento

A proposta da Comissão Europeia é pela implementação gradual da lei antidesmate, com a prorrogação da adoção de 30 de dezembro deste ano para 30 de dezembro de 2025 para grandes empresas e em 30 de junho de 2026

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.