Sustentabilidade
Café: Minas Gerais exporta primeiro lotes com certidão de conformidade ao EUDR
A operação é validada pela plataforma SeloVerde MG, que verifica o cumprimento da legislação nacional nas propriedades de café, demonstrando que o produto não está associado ao desmatamento

Broadcast Agro
29/07/2024 - 15:29

São Paulo, 29/07 – O primeiro lote de café de Minas Gerais com certidão de conformidade com o Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR, na sigla em inglês) foi embarcado no sábado (27), pelo Porto de Santos (SP). Trata-se de um contêiner com 320 sacas de dez cafeicultores de municípios do sul de Minas. A previsão é de chegada do lote em Dublin, na Irlanda, no dia 21 de agosto, informa a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) em comunicado.
A operação é embasada pela tecnologia da plataforma SeloVerde MG, que verifica o cumprimento da legislação nacional nas propriedades de café, emitindo uma certidão pública de “Nada Consta”, vinculada ao número do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do produtor, demonstrando que o produto não está associado ao desmatamento, atendendo ao regulamento da União Europeia (UE).
A venda pioneira é fruto de uma parceria entre o governo de Minas, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas (Cocatrel). A plataforma SeloVerde MG foi desenvolvida em conjunto pela Seapa, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a UFMG, com apoio do programa AL-Invest Verde da União Europeia. A ferramenta é capaz de gerar um diagnóstico socioambiental por análise automática de todos os imóveis rurais mineiros, disse a secretaria na nota.
“Desde a aprovação do EUDR, estamos apoiando os países latino-americanos na implementação de ferramentas de rastreabilidade públicas que permitam reunir as informações de produção requeridas para o comércio dos produtos incluídos no regulamento”, informa no comunicado Andrea Monaco, Senior Programme Manager do AL-Invest Verde.
Por meio das análises geoespaciais e integração de diversos bancos de dados presente na plataforma, incluindo o mapeamento em alta resolução do parque cafeeiro de Minas Gerais produzido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), é possível constatar que 99% das cerca de 120 mil propriedades produtoras de café atendem a nova legislação do bloco.
Além do café, a plataforma abrange outras quatro commodities exportadas pelo agro mineiro: soja, gado, cana e produtos da silvicultura. Tendo em vista que a regulação europeia considera o desmatamento praticado após 31/12/2020, os porcentuais de propriedades que poderiam ser categorizadas como livres de desmatamento alcançam 95% para soja e gado bovino, 96% para cana de açúcar e 93% para florestas plantadas.
O EUDR está previsto para entrar em vigor a partir de janeiro de 2025, nos 27 países-membros do bloco, para sete commodities de risco florestal: bovinos, cacau, café, óleo de palma, soja, borracha e madeira e certos produtos deles derivados.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Sustentabilidade
1
“Podemos tornar a agricultura cada vez mais uma solução para a mudança climática”, diz André Corrêa do Lago
2
Codevasf planeja entregar 118 mil hectares de área irrigada em 10 anos
3
ANP nega suspensão de mistura do biodiesel no diesel
4
Mato Grosso proíbe uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em 2025
5
MMA publica medidas preventivas a incêndios que produtores deverão seguir; veja quais
6
Biodiesel de algas: a revolução sustentável para a produção rural

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Sustentabilidade
Cargill assume controle total da SJC bioenergia
Companhia passa a operar duas unidades agroindustriais em Goiás e amplia investimento em etanol

Sustentabilidade
STF restringe licenciamento ambiental simplificado no RS
Decisão abrange duas leis estaduais que instituíram novas regras de licenciamento ambiental e estava em julgamento desde 2020

Sustentabilidade
Be8 inicia obra da primeira planta de etanol de trigo do Brasil
Empresa gaúcha também inaugurou unidade de produção do Be8 BeVant, combustível renovável

Sustentabilidade
Be8 apura Ebitda de R$ 599 mi em 2024, alta de 74% sobre ano anterior
Receita líquida da maior produtora de biodiesel do Brasil somou R$ 7,3 bilhões no ano
Sustentabilidade
Embrapa: tutor vivo reduz custo e aumenta qualidade da pimenta-do-reino
Instalação de plantio com gliricídia é mais econômica e gasta 50% menos água com irrigação, aponta estudo
Sustentabilidade
Pinhão: uma semente nutritiva e versátil
A araucária e o pinhão são pilares do ecossistema da Mata Atlântica, com valor cultural e histórico para comunidades locais
Sustentabilidade
O fruto da embaúba pode ou não ser consumido?
Fruto da embaúba é comestível, mas exige cuidado no consumo que só deve ser feito quando maduro e higienizado
Sustentabilidade
Governo vai lançar EcoInvest para pastagem degradada
Está sendo discutido entre os ministérios da Agricultura e Meio Ambiente a realização de um leilão focado na recuperação de terras degradadas