Seja para jardins, seja para hortas, seja para lavouras, a primavera é, para a maioria das culturas, a melhor época para o plantio
Com a chegada da primavera, os dias vão se tornando cada vez mais iluminados até chegar no início do verão com um total entre 16 e 18 horas de luz natural. Além da luminosidade, volta o calor que ainda não é tão intenso e permite que os brotos resistam à incidência solar. Ocorre também uma mudança nos padrões de cores irradiados pelo Sol, e a maneira como as plantas percebem isso faz que muitas iniciem o processo de floração.
O equilíbrio na temperatura com o aumento do calor começa a trazer novamente a umidade do ar, devido ao processo de condensação. O início gradual das chuvas é ideal para o começo de novas plantações. Esse período úmido se estende por todo o verão, marcando a época mais chuvosa em quase todo o Brasil — esta é fundamental para o plantio da safra principal no caso dos grãos.
No campo, a primavera marca o momento da colheita das lavouras de inverno e tanto o preparo quanto o plantio da lavoura de verão, por isso é um bom momento do aumento da mão de obra para que todas as etapas sejam concluídas com excelência.
No Brasil, a primavera marca o plantio de importantes plantações, como a soja e o arroz, que são plantadas em todo o País; o feijão 1ª safra, que é plantado no Centro-Oeste, Sul e Sudeste; e o milho 1ª safra, que é plantado em alguns estados do Norte e em todo Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Como o Brasil é um país de proporções continentais, é normal que algumas regiões tenham climas mais bem adaptados a diferentes plantações.
A seguir, vejamos algumas culturas recomendadas para o plantio da primavera em cada região.
Em alguns estados da região, inicia-se o plantio do algodão, além disso a primavera no Norte é ideal para o plantio de:
Já no Nordeste é para:
Além da soja, que é a principal cultura da região, plantam-se:
Enquanto no Sudeste, plantam-se:
O mês de setembro marca o início do plantio do arroz e do café, importantes culturas do Sul do País; em meados de outubro, ocorre o plantio da soja na região. Além disso, a primavera no Sul é ideal para o plantio de:
Para os plantios que ocorrem na primavera, é importante estar atento à qualidade do solo. Para situações de plantação indoor, a mudança de estação e a fase de floração podem marcar o momento de transplantar as mudas em crescimento para um substrato mais enriquecido com minerais, como magnésio e fosfato.
Em situações de lavoura, é importante fazer uma análise do solo para saber quais nutrientes foram se perdendo ao longo das colheitas. A coleta para análise é feita por profissionais em diferentes áreas da propriedade, e os dados são interpretados por um engenheiro agrônomo, que indicará qual é o tipo de produto que deve ser utilizado e como deve ser tanto a sua aplicação como o seu manejo.
Fonte: Multprime, Vamos Comer Melhor, Green Power, Semenstes Guinossi, Ageitec, Jacto, Syngenta Digital, Embrapa, Conab – Calendário de Plantio e Colheita de Grãos no Brasil.