PUBLICIDADE

Summit Agro

Conheça 3 tecnologias que ajudam o produtor a economizar água

A falta de água no verão provocou uma redução de 25 milhões de toneladas de grãos em quatro Estados brasileiros

2 minutos de leitura 19/07/2019 - 11:56

Por: Summit agro

A água é um dos principais insumos da agricultura, e o estresse hídrico pode reduzir a rentabilidade da lavoura ou até provocar uma quebra de safra. A estiagem do último verão causou uma redução de 25 milhões de toneladas de grãos nos Estados da Região Sul e em Mato Grosso do Sul, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Não falta água no território brasileiro, o País abriga grande parte do Aquífero Guarani, a maior reserva de água subterrânea do mundo, e conta com uma rede ampla de rios. As atividades agropecuárias são os principais consumidores dos recursos hídricos, demandando mais de 80% do consumo.

Apesar disso, quase metade da água é desperdiçada em sistemas inadequados e vazamentos das tubulações, causando prejuízos ambientais e econômicos para o agronegócio. Por isso, a gestão dos recursos hídricos nas propriedades rurais pode melhorar a eficiência da produção de alimentos e bioinsumos.

1. Monitoramento digital da água

A startup Agrosmart desenvolveu uma solução digital que monitora o uso da água dentro da lavoura, em tempo real, para proporcionar um uso racional. Uma inteligência artificial (IA), a partir de informações coletadas por sensores e imagens de satélites, decide quais são os momentos ideais para a irrigação.

A ferramenta permite reduzir em até 60% o consumo hídrico da propriedade rural. A empresa atende mais de 100 mil agricultores, com 48 milhões de hectares em nove países da América Latina, e o desenvolvimento do aplicativo conta com o apoio do Google Launchpad Accelerator e uma parceria com a National Aeronautics and Space Administration (NASA).

PUBLICIDADE

2. Irrigação por gotejamento

O desperdício de água pode ser enfrentado por meio da irrigação por gotejamento de forma inteligente. As startups Netafilm (Israel) e NaanDanjain (Índia) oferecem sistemas que permitem fornecer os recursos hídricos enriquecidos por fertilizantes diretamente nas raízes das plantas, de forma automatizada.

A economia de água pode chegar a 80% em culturas como hortaliças, cereais, cana-de-açúcar, café e culturas frutíferas, como laranja e uva. A ferramenta permite outros trabalhos simultâneos na superfície, como pulverização e colheita, como também reduz o aparecimento de fungos e de ervas daninhas.

3. Uso racional de herbicidas

A tecnologia aplicada na agricultura ajuda a economizar recursos hídricos. A partir de um mapeamento digital de ervas daninhas, a ferramenta xarvio® FIELD MANAGER ajudou a poupar 28,8 bilhões de litros de água que seriam diluídos nos defensivos agrícolas desde 2017. A ferramenta é utilizada em mais de 7 milhões de hectares em dez Estados brasileiros.

O sistema coleta imagens a partir de drones, que permitem identificar plantas invasoras para proporcionar um uso racional de insumos conforme a necessidade de cada talhão durante a dessecação antes da colheita. Isso permite que as máquinas agrícolas integradas com a ferramenta pulverize os herbicidas de forma localizada.

Fonte: Estadão, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Xarvio, NaanDanjain

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.