Como utilizar adubo orgânico rico em nitrogênio | Agro Estadão Como utilizar adubo orgânico rico em nitrogênio | Agro Estadão
apresenta
PUBLICIDADE

Summit Agro

Como utilizar adubo orgânico rico em nitrogênio

Manejo de fertilizante orgânico no solo pode fazer toda a diferença no aproveitamento do nitrogênio

1 minuto de leitura 14/12/2020 - 11:00

Nome Colunistas

61 Nitrogenio abre
61 Nitrogenio abre

Na produção de frutas e hortaliças orgânicas, o suprimento de nitrogênio por meio de insumos orgânicos é um dos grandes gargalos, já que a substância é essencial para promover o crescimento das plantas. Por essa razão, existem diversos adubos químicos no mercado à base de nitratos, cuja utilização é proibida na produção orgânica, o que obriga o produtor a procurar alternativas naturais para suprir as necessidades dos vegetais. 

A torta de mamona é uma das formas mais comuns de fertilizante orgânico, porém seu uso é limitado por conta do custo em relação à eficiência e pela falta de uma linha de produção para uso em plantações maiores. Felizmente, pesquisadores de Agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveram um adubo com maior eficiência e descobriram que o manejo pode influenciar o aproveitamento do nitrogênio.

Fertilizante orgânico

O adubo orgânico pode ser obtido por meio de esterco de animais ou de biomassa de plantas, que têm demonstrado maior eficiência. Enquanto a quantidade de nitrogênio no esterco bovino é de 1,5% e no de frango chega a 2,5%, na torta de mamona alcança 5%. Esse número pode ser ainda maior quando realizado em processos padronizados com base em estudos científicos.

A Embrapa Agrobiologia desenvolveu um fertilizante de biomassa de uma planta chamada gliricídia. O produto batizado como N-verde revelou eficiência de 10%: de cada 100 quilos colocados na planta, ela absorve 10 quilos no primeiro ciclo. Esse adubo orgânico também é mais barato que a torta de mamona, que tem custo de produção de R$ 50 por saco de 50 quilos, enquanto o N-verde custa R$ 20. 

Manejo para aproveitar nitrogênio

A forma de aplicar o adubo influencia diretamente o aproveitamento de nitrogênio. Testes realizados apontam que, no caso de adubos com alta concentração de nitrogênio, a incorporação no solo é fortemente recomendada, pois evita perda do nutriente em cerca de 40% do total aplicado. Já no caso de adubos orgânicos com baixa disponibilidade de nitrogênio, como esterco bovino e biomassa de leguminosas, a mistura no solo pode resultar em custo desnecessário; a perda de nitrogênio por evaporação é baixa, o que permite que o material permaneça em cobertura.

Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.