X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Como funciona a energia geotérmica?

Do coração do planeta até chegar à rede elétrica, entenda como funciona a energia geotérmica e por que ela não é popular no Brasil

A energia geotérmica é uma forma de gerar energia elétrica de maneira renovável e menos poluente do que vários outros tipos, porém algumas especificidades a tornam pouco utilizável.

O centro do planeta Terra está repleto de magma, uma mistura de rochas em estados variáveis de fusão, gases dissolvidos, cristais e outros materiais. A temperatura média do magma varia de acordo com a profundidade e outros fatores, mas, no geral, encontra-se entre 700°C e 1.300°C, podendo atingir 1.600°C.

Todo esse calor pode se manifestar na superfície terrestre em pontos como vulcões, fendas geológicas e áreas de aquecimento que geram gêiseres de água e nascentes quentes. A energia geotérmica é a forma que utiliza o calor do planeta para gerar a energia elétrica.

Usina geotérmica na Califórnia (EUA). (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Como funciona a energia geotérmica?

Para gerar a energia geotérmica, é preciso capturar o vapor de água próximo a determinados pontos de magma ou injetar a água no subsolo aquecido para que ela retorne como vapor. Esse processo é feito por meio de dutos específicos que alimentam o solo com água e capturam vapor. A energia e a pressão desse vapor movimentam turbinas e geradores que convertem a energia térmica em elétrica.

A energia geotérmica também pode ser usada apenas para aquecer a água, sem gerar energia elétrica; isso é feito para fins turísticos, como parques aquáticos e águas termais, ou para alimentar áreas residenciais durante o inverno. No Brasil, essa tecnologia é utilizada em Poços de Caldas (MG) e Caldas Novas (GO) em atrações turísticas.

Para que sejam produtivas e tenham bom custo-benefício, as usinas geotérmicas devem ser instaladas em áreas de grande concentração de vapor de água ou de transição de placas tectônicas. Atualmente, os países que mais exploram esse tipo de energia são Estados Unidos, Filipinas, Indonésia, China, Japão, México, Alemanha e França, além de pelo menos outros 25.

Esquema simplificado da geração de energia geotérmica. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Vantagens do uso de energia geotérmica

Desvantagens do uso de energia geotérmica

Além dessas desvantagens, o que dificulta a instalação das usinas geotérmicas no Brasil é o fato de que elas operam apenas em alguns lugares. Por necessitarem de um aquecimento interno elevado, as usinas precisam ser instaladas em espaços específicos, que podem ser difíceis de ser localizados. Como no Brasil não há pontos de encontro de placas tectônicas, esses locais são ainda mais difíceis de ser encontrados.

Além disso, sem incentivos para a exploração desse tipo de energia e com a possibilidade de usar outras fontes, como a hidrelétrica e o gás natural, a fonte geotérmica não é prioridade de exploração no País.

Categorias: Summit Agro

Matérias relacionadas