AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

Como aplicar o calcário nas plantas frutíferas?

A maioria dos solos brasileiros apresenta uma acidez elevada, gerando a necessidade de aplicação de calcário para corrigir o pH

3 minutos de leitura

21/07/2022 | 14:00

A aplicação de calcário é essencial para o desenvolvimento da agricultura brasileira, uma vez que o País tem enormes áreas de solos ácidos. Para o cultivo da maioria das plantas frutíferas, inclusive as espécies cítricas, é importante elevar os níveis de Potencial Hidrogeniônico (pH) do solo para um nível próximo da neutralidade.

A acidez no solo em excesso dificulta o crescimento das raízes, além de deixar as plantas mais vulneráveis ao estresse hídrico, limitando a produtividade. Porém, o cálcio estimula o desenvolvimento radicular, aumentando a capacidade de absorção de água e nutrientes. Dessa forma, a calagem é fundamental para as culturas, sobretudo as perenes.

Como usar o calcário no pomar?

Nível de pH no solo afeta o sabor das frutas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Antes de qualquer aplicação do calcário no pomar, é necessário realizar análises químicas do solo e da folha. Esse procedimento permite identificar a presença de nutrientes e substâncias que podem prejudicar a fertilidade do solo e do estado nutricional da planta.

A calagem pode ser realizada a qualquer momento, diretamente na superfície da terra. No entanto, a forma de adubação e os insumos a serem utilizados devem considerar a fase de desenvolvimento das plantas, a exemplo de plantio, formação e produção.

Qual é a quantidade ideal de calcário por planta?

A partir do diagnóstico da terra e dos vegetais, é necessário calcular o nível ideal, considerando o tipo de calcário e as necessidades de cálcio e magnésio do cultivo, bem como da quantidade de alumínio a ser reduzida e a profundidade do solo.

Existem dois principais métodos utilizados no Brasil: saturação por bases e baseado nos teores de alumínio, cálcio e magnésio trocados (CTC). De um modo geral, a saturação por bases recomendada para plantas frutíferas é de 70%, enquanto o índice CTC deve ser menor que 5.

Quanto tempo leva para o calcário fazer efeito?

O solo absorve lentamente o mineral aplicado. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Nos pomares, a incorporação do calcário deve ser realizada, no mínimo, 30 dias antes do plantio das mudas. A substância demora 90 dias para começar a ser absorvida pelo solo e corrigir a acidez, os efeitos mais amplos são sentidos em cerca de um ano e meio após a aplicação.

A substância tem uma reação de solubilidade lenta. Por essa razão, a calagem tem de ser realizada com uma maior antecedência possível ao plantio para que seus benefícios possam ser aproveitados plenamente pelo agricultor.

Pode jogar calcário quando chover?

Ainda que o calcário precise de umidade para reagir, não é recomendável aplicar quando está chovendo, pois o solo úmido prejudica a absorção uniforme do calcário. Para um melhor aproveitamento, a aplicação deve acontecer um pouco antes do período de chuvas. A calagem também não deve ser realizada com o vento, já que pode haver um deslocamento do pó da substância, gerando desperdício do insumo.

O que o excesso de calcário pode causar?

O calcário aplicado em excesso é prejudicial para o solo. O pH pode aumentar muito, reduzindo a disponibilidade de nutrientes como o zinco e o fósforo, favorecendo a presença exagerada de cálcio e magnésio que afeta a absorção do potássio.

O solo alcalino dificulta a fixação de nitrogênio e a solubilidade de micronutrientes. A correção da supercalagem é realizada com a aplicação de ácidos e matéria orgânica, um processo mais trabalhoso e caro.

Fonte: Treinamento 24, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Cursos CPT, Agropos

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mais lidas de Summit Agro

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região

Notícias relacionadas