Summit Agro
Como a agricultura preditiva pode impulsionar a produtividade
Maior previsibilidade garante melhoria da eficiência e ganhos com a agricultura preditiva
2 minutos de leitura 04/05/2020 - 21:28
Por: Summit Agro
Instrumentos que permitem decisões antecipadas sobre o plantio e o cuidado na lavoura, como a previsão do tempo, são fundamentais para os agricultores economizarem recursos e obterem aumentos de produtividade. Com os avanços tecnológicos recentes, como a conectividade e o monitoramento digital, um volume gigantesco de dados reunidos, também conhecido como Big Data, permitiu o desenvolvimento de uma agricultura preditiva, capaz de analisar, comparar e avaliar estratégias para se antecipar a eventos futuros.
O que é agricultura preditiva?
A agricultura preditiva é uma técnica que torna possível criar projeções úteis para a produção agrícola em diversas frentes, desde a incidência de pragas no campo até a possível quebra de máquinas, possibilitando a tomada de decisões com antecedência. Aliada à agricultura de precisão, essa análise de dados possibilita o conhecimento prévio do comportamento do clima, da umidade, da temperatura e da fertilidade do solo, entre outros fatores, de cada área da propriedade. Isso permite a aplicação de insumos e medidas de forma variada e eficaz de acordo com a necessidade de cada local.
Modelos ambientais, produzidos por inteligência artificial com técnicas preditivas, já são capazes de analisar o solo para compreender como os sistemas naturais se desenvolverão ao longo de um período, permitindo intervenções na plantação de forma antecipada e precisa, reduzindo os custos.
Como funciona a agricultura preditiva
Para chegar a uma projeção adequada e mais próxima da realidade futura, é necessário reunir a maior quantidade possível de dados relacionados ao objeto da previsão. A agricultura preditiva analisa essa base de informações para gerar diversos modelos possíveis. Com isso, cientistas de dados ou uma IA utilizam métodos científicos e estatísticos para selecionar qual é o cenário mais provável. Após a escolha, novos dados são inseridos no modelo, para tornar a previsão mais apurada e permitir uma tomada de decisão mais acertada.
No mercado, já existem softwares capazes de fazer análises preditivas direcionadas para a agricultura. Esse tipo de programa representa 12% de todos os softwares agrícolas, segundo levantamento realizado pelo Earth Observation System, plataforma de serviços que ajuda empresas a extraírem informações úteis e valiosas de imagens geoespaciais.
Vantagens da agricultura preditiva
A principal vantagem da agricultura preditiva é conhecer os possíveis cenários futuros para que decisões possam ser tomadas de forma antecipada. Isso permite ao agricultor reduzir a utilização de insumos, como defensivos agrícolas, diminuindo os custos de produção e provocando menos danos ao solo e ao meio ambiente. Além disso, proporciona o desenvolvimento mais rápido da lavoura, pois favorece a realização de ações a partir da previsão das necessidades da plantação, como medidas de prevenção para o controle de pragas antes que elas apareçam.
Com isso, o agricultor pode produzir de forma mais eficiente, com menos trabalho e maior produtividade. A agricultura preditiva não só ajuda a melhorar a qualidade dos produtos como também permite que o produtor maximize os ganhos.
Fonte: Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
5
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos