AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Summit Agro

Caruncho: como acabar com a praga na plantação e em casa?

A infestação por carunchos pode acontecer em diversas etapas da produção alimentícia

2 minutos de leitura

08/03/2022 | 11:00

Se você já ficou assustado porque, ao abrir um pacote de arroz ou de macarrão, deparou-se com alguns bichinhos, saiba que essa situação é bem mais comum do que aparenta. Os insetos que atacam esses alimentos — além do feijão, da bolacha e de outros — são chamados carunchos e são uma praga urbana muito comum.

Os carunchos costumam aparecer principalmente no verão, por isso é hora de redobrar os cuidados. Há uma série de medidas que podem (e devem) ser tomadas para acabar com eles e impedir que esses bichos infestem toda a sua despensa.

Como surgem os carunchos?

Ao contrário da crença popular, os carunchos não surgem de bactérias que infectam a comida. Eles são insetos visíveis a olho nu, porém seus ovos dificilmente são avistados, sendo colocados dentro dos grãos de onde nasce a larva, que vai crescer em alguns dias.

Caruncho em uma planta. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Esses insetos podem adentrar os alimentos em qualquer etapa da produção, podendo ser na plantação, na armazenagem, no transporte, em supermercados e até nas despensas de residências, passando de alguns alimentos para outros, até contaminando e sobrevivendo na madeira de armários. 

Devido à abrangência das possibilidades da infestação, nem sempre se pode impedir que os carunchos apareçam. Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para diminuir ao máximo a probabilidade de eles aparecerem.

Como impedir que o caruncho chegue à sua casa?

Como vimos, o caruncho pode estar dentro dos alimentos e, nesses casos, é impossível não os levar para casa. Porém, algumas medidas podem ser tomadas para diminuir as chances, por exemplo:

  • analisar o pacote, então qualquer rasgo ou pequeno furo pode indicar contaminação;
  • analisar a higiene do local onde você faz as compras, insetos voando ou fios de seda na prateleira podem indicar contaminação por insetos;
  • em casa, armazenar cada tipo de alimento em potes de vidro, pois isso impede que, em caso de ter levado carunchos para casa, eles saiam e contaminem outros alimentos ou madeiras.

Como acabar com o caruncho?

Na plantação, o principal elemento utilizado contra os carunchos são os inseticidas. Entretanto, pela característica do inseto de botar ovos dentro de grãos ou nos vãos de alimentos, nem sempre os venenos são muito efetivos.

Por isso algumas opções naturais, como a melhor higienização dos locais de armazenagem e a utilização tanto de borra de café quanto do óleo de eucalipto podem ser eficazes.

Como tirar o caruncho do arroz?

Por incrível que pareça, a ingestão de carunchos não faz mal à saúde. Eles são considerados pragas porque danificam alimentos, mas não causam doenças nem intoxicação a seres humanos. Portanto, se você os encontrar em alguma comida, não precisa jogar tudo fora. Colocar os alimentos, como o arroz, no congelador por 24 horas é o suficiente para acabar com o ciclo de vida dos carunchos. Deixar o alimento de molho na água e cozinhá-lo no dia seguinte também é uma opção efetiva.

Fonte: Agro20, Sygenta ppm, ihoffman, A Lavoura.

Bom Dia Agro
X
Carregando...

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.

Mapeamento completo das condições do clima para a sua região