Summit Agro
Aprenda 5 receitas com milho, um dos principais grãos do Brasil
Além de ser uma das culturas mais importantes do agronegócio brasileiro, o milho é bastante versátil, podendo ser usado em diversas receitas
5 minutos de leitura 06/07/2022 - 10:00
Por:
O milho é uma das principais culturas do agronegócio brasileiro, com presença em nosso solo há gerações e produção anual na casa dos 100 milhões de toneladas — a previsão para a safra 2021/2022 é de 116 milhões, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com isso, não é surpresa que o milho seja um alimento tão consumido nos lares do País.
Além de ser muito acessível, o milho é bastante versátil. In natura, em conserva ou cozido, o grão pode ser usado em uma infinidade de receitas — doces ou salgadas, como prato principal, lanche ou sobremesa. Especialmente no meio do ano, com o inverno e as festas juninas, as receitas com milho se tornam ainda mais interessantes.
Pensando nisso, confira cinco das melhores receitas com milho para fazer em casa.
1. Bolo de milho
Bastante popular em festas juninas, o bolo de milho também faz sucesso no café da tarde de milhões de lares brasileiros. Recomenda-se usar o milho direto das espigas, e não o ingrediente em conserva — que já vem cozido e salgado, com uma consistência diferente.
Ingredientes:
- 700 gramas de milho (de 9 a 10 espigas)
- 300 gramas de açúcar
- 80 mililitros de óleo ou manteiga
- 100 mililitros de leite
- 4 ovos
- 4 gramas de sal
- 8 gramas de fermento
Modo de preparo:
Retire os grãos da espiga com uma faca ou ralador. Bata no liquidificador com o leite, os ovos e o óleo ou manteiga, até ficar cremoso. Depois, coloque o açúcar, uma pitada de sal e, por último, o fermento, bata novamente.
Unte a assadeira com atenção, já que o bolo de milho gruda bastante na forma. Preaqueça o forno a 180°C e coloque a mistura para assar por cerca de 1h10, dependendo da potência do seu equipamento. O ideal é que o bolo fique bem assado e levemente cremoso. Por fim, espere cerca de 1h para desenformar.
2. Cuscuz de milho nordestino
Apesar de ser mais popular nos Estados do Nordeste, o cuscuz tem fãs no País inteiro, sendo muito consumido no café da manhã ou lanche da tarde. A grande questão nessa receita é ter uma cuscuzeira — uma panela especial com uma espécie de “peneira” para cozinhar o cuscuz no vapor. Fora isso, a receita é bem simples.
Ingredientes:
- Farinha de milho (flocos)
- Água
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Misture a água com os flocos de milho — o suficiente para virar uma massa uniforme, mas sem ficar “ensopado”. Adicione sal a gosto e deixe hidratar por 20 minutos. Encha o compartimento de água da cuscuzeira até a metade, ferva a água e coloque a mistura no vaporizador.
Depois, é só cozinhar por cerca de 15 minutos em fogo médio ou até que o cuscuz fique firme. Recomenda-se servir com manteiga, mas também é possível optar por outros acompanhamentos.
3. Pamonha
Embora seja mais comum comprar a pamonha em feiras ou festas juninas, também é possível fazer a receita em casa. Para tanto, é interessante encontrar o milho em espigas com a palha, que é utilizada para embalar a pamonha, e recomenda-se ferver as palhas antes de usá-las.
Ingredientes:
- 10 espigas de milho
- 100 mililitros de leite
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 pitada de sal
Modo de preparo:
Retire os grãos das espigas com a ajuda de uma faca ou ralador. Coloque tudo no liquidificador e bata — caso o milho esteja muito seco, incorpore um pouco do leite, mas sem deixar os grãos em uma consistência muito líquida. Depois, coloque o açúcar e o sal.
No caso da pamonha doce, é possível colocar mais açúcar ou coco ralado. Para uma pamonha salgada, você pode colocar queijo e duas colheres de sal a mais na receita.
Com a massa pronta, use a palha de milho fervida para formar uma espécie de copo, encha com a massa e use outra palha para fechar. Para prender as pamonhas, use um elástico ou faça “cordas” com pedaços de palha. Para terminar, cozinhe as pamonhas fechadas na água fervente por cerca de 50 minutos.
4. Curau
Comumente oferecido em locais que também vendem pamonha, o curau é uma sobremesa cremosa e saborosa feita de milho. Além disso, é relativamente fácil de preparar.
Ingredientes:
- 4 espigas de milho-verde
- 1 vidro de leite de coco
- 1 xícara e 1/2 de leite
- 1 colher de margarina ou manteiga
- 1 lata de leite condensado
- Canela em pó para polvilhar
- 1 pitada de sal
Modo de preparo:
Retire os grãos das espigas, misture o leite e bata no liquidificador. Passe essa mistura para uma panela, junte-a aos outros ingredientes (com exceção da canela) e cozinhe até engrossar, mexendo sempre. Depois, sirva — de preferência, já frio — em uma travessa ou taças, polvilhando a canela em cima.
5. Creme de milho
Por fim, uma receita que não é comumente associada às festas juninas, mas é uma boa opção para o inverno. O creme de milho quente pode ser servido com frango desfiado, carne moída, opções vegetarianas (como carne de jaca) ou até mesmo sozinho.
Ingredientes:
- 2 latas de milho
- 1 caixa de creme de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 xícara de leite
- 1 colher (sopa) de maisena
- Temperos a gosto (cebola, salsinha e sal)
Modo de preparo:
Bata o milho no liquidificador com o leite. Separe parte do milho antes de bater para incorporá-la no fim da receita. Na panela, doure cebola e alho antes de colocar a mistura do liquidificador nela. Ponha a maisena e cozinhe até o creme engrossar, colocando o creme de leite no fim.
Fonte: Receiteria, Sabor na Mesa
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
5
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos