Summit Agro
Agronegócio: quais são os tipos de tratores agrícolas?
Os tratores agrícolas são equipamentos essenciais para a eficiência do agronegócio, podendo ser usados em uma infinidade de tarefas dentro da fazenda
3 minutos de leitura 29/05/2023 - 14:19
Por:
Os tratores agrícolas tornam as atividades do agronegócio mais produtivas, eficientes e rápidas, diminuindo o tempo e o custo das operações. São projetados para trabalhar em diversas condições e terrenos, o que os torna extremamente versáteis.
Esses equipamentos são muito utilizados na preparação do solo, realizando atividades como aragem, gradagem, sulcamento e nivelamento. No plantio de culturas de grãos, como milho e soja, os tratores agrícolas são usados para semear grandes áreas.
As máquinas agrícolas ainda movimentam equipamentos de irrigação, como pivôs centrais, para irrigar as culturas, aplicar adubos, fertilizantes e defensivos agrícolas nas culturas, além de transportar as culturas colhidas, como grãos e cana-de-açúcar.
Além disso, elas realizam uma infinidade de outros trabalhos na propriedade rural, como o nivelamento de terrenos, a limpeza de áreas e a preparação de estradas e pátios. Conheça alguns dos principais tipos de tratores agrícolas.
1. Microtrator
Um microtrator tem potência variando entre 10 cavalos e 30 cavalos, sendo ideais para espaços limitados que precisam de manobras precisas, como pequenas propriedades, hortas e jardins. São mais econômicos em termos de combustível e manutenção e mais acessíveis em termos de custo, tornando-se uma opção viável para pequenos produtores rurais.
2. Trator de tração simples
Os tratores de tração simples possuem uma única roda motriz, geralmente traseira, responsável por tracionar o equipamento. Devido à menor potência, são indicados para trabalhos leves e de menor demanda, como preparo de solo em pequenas áreas, transporte de cargas leves e irrigação em pequenas propriedades.
3. Trator pneu 2RM
O trator pneu 2RM é movimentado a partir das duas rodas traseiras que são maiores, o que garante uma melhor estabilidade e aderência em terrenos acidentados e com muita umidade. Ele é indicado para trabalhos que demandam maior força e torque, como em aragem, gradagem, plantio e colheita em terrenos inclinados.
4. Trator pneu 4RM
Devido à sua tração nas quatro rodas, essa máquina agrícola é útil em terrenos acidentados e em áreas com condições climáticas adversas. O trator com pneu 4RM é utilizado em ampla gama de atividades agrícolas, como aragem, preparação do solo, semeadura, plantio, pulverização, colheita e transporte de produtos agrícolas.
5. Trator articulado
O trator agrícola articulado é útil em terrenos acidentados ou em áreas com muitos obstáculos, como pomares, vinhas e estufas. Sua articulação permite melhor movimentação, tornando-os mais fáceis de manobrar em espaços apertados e em curvas estreitas. Por sua distribuição de peso mais uniforme, ele deixa uma pegada de solo menor.
6. Trator de esteira
O trator de esteira tem maior tração e estabilidade em terrenos irregulares ou escorregadios. É projetado para trabalhos pesados, como o arado de solos mais compactos ou a abertura de valas em terrenos mais duros, além de ser resistente a danos causados por pedras. Devido à sua estrutura de tração, tem a velocidade mais baixa.
7. Trator de alta safra
O trator de alta safra possui características específicas para trabalhar em culturas que exigem mais espaço livre entre as rodas e o solo, como o algodão. As rodas são mais estreitas e possuem um perfil mais baixo para não danificar as lavouras. Além disso, a cabine deste tipo de trator é mais alta em relação a dos outros modelos.
Fonte: Syngenta Digital, Bamaq, Tratomaq, MF Rural
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Hectare ou alqueire: qual é o termo correto?
4
Extrato de própolis: como é fabricado e para que serve?
5
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos