10 frutas exóticas do Brasil e seus benefícios   | Agro Estadão 10 frutas exóticas do Brasil e seus benefícios   | Agro Estadão
apresenta
PUBLICIDADE

Summit Agro

10 frutas exóticas do Brasil e seus benefícios  

Conheça 10 frutas brasileiras que não são tão populares, mas que têm ótimas propriedades medicinais

3 minutos de leitura 11/11/2022 - 10:00

Nome Colunistas

frutas-exoticas-01
frutas-exoticas-01

Se você já teve a oportunidade de viajar para uma região do Brasil distante de onde mora, provavelmente já ficou surpreso com algumas frutas existentes que você sequer conhecia.

Essa situação é supercomum, afinal, o Brasil tem dimensões continentais e uma incrível variedade de frutas. Algumas dessas são de regiões específicas e acabam não sendo produzidas nem comercializadas em escala nacional.

Conheça algumas das frutas exóticas do País e suas propriedades medicinais.

Camu-Camu

Fruta nativa da Região Amazônica, o camu-camu também é chamado de caçari ou araçá-d’água, sendo riquíssimo em vitamina C. O teor da vitamina na fruta é 30 vezes maior do que nas laranjas, por exemplo.

Fruto de Myrciaria dubia, popular camu-camu. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Com todos os benefícios da vitamina C, a fruta e as folhas são usadas para combater doenças diversas, como gripes, infecções, arteriosclerose, dores de cabeça e outras.

PUBLICIDADE

Buriti

“Buriti” é um dos termos utilizados para designar frutos da família Mauritia, Mauritiella, Trithrinax e Astrocaryum. Esses frutos — também chamados de buritimi-miriti, miriti, muritim e coqueiro-buriti — são ricos em vitaminas A, B e C, além de fornecerem cálcio, ferro, ácidos graxos e outras proteínas. Conhecidos pelas suas propriedades antienvelhecimento, os povos tradicionais do Cerrado também a utilizam como cicatrizante, energético natural e vermífugo.

Guabiroba

A guabiroba é conhecida por outros nomes dependendo da região, como gabiroba, guabirova, gavirova, gabiraba ou araçá-congonha. O fruto é comum no Cerrado e na Mata Atlântica, sendo rico em fibras, ferro e cálcio.

Abiu

O abiu é o fruto do abieiro, também chamado de abiurana, guapeva ou cabo-de-machado. A fruta é proveniente da árvore Puetra caimito, nativa da Região Amazônica e da região costeira de Mata Atlântica no Brasil.

O abiu é um fruto pequeno de casca lisa e de coloração amarela, às vezes com detalhes verdes. Por ser rica em vitamina A, cálcio e fósforo, a fruta tem ação antioxidante e é utilizada tanto no combate à anemia quanto para melhorar a imunidade.

Físalis

Physalis, físalis ou camapu é uma fruta natural de regiões quentes e subtropicais. O fruto dessa planta fica em envolvido por uma folha em formato de cálice e as propriedades medicinais dele são bastante conhecidas. Essa fruta contém vitaminas A, B, C e K e é usada como calmante natural, diurético, antioxidante e laxante, além de combater problemas de pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico e a saúde óssea.

PUBLICIDADE

Mangostim

Originário da Ásia, o mangostim (ou mangostão) se adaptou bem ao litoral da Bahia e a região oeste do Estado de São Paulo. A fruta é rica em vitaminas e minerais, apresentando ação anti-inflamatória, antifúngica e antibiótica.

Jabuticaba-branca

Essa espécie de jabuticaba se destaca por permanecer com a casca verde mesmo depois de madura. Comumente achada na Região Sudeste brasileira, a jabuticaba-branca é rica em cálcio, fósforo, ferro, vitaminas B e C.

Pitaia

A pitaia, também chamada de fruta-dragão, é comumente encontrada na América Central e se destaca pelo baixo teor calórico que tem. A polpa gelatinosa é rica em vitaminas A e C, fibras, cálcio, ferro e zinco. Por isso, tem uma boa ação antioxidante e combate inflamações; além disso, suas fibras solúveis ajudam a manter a saciedade e podem ser usadas como um laxante leve.

Cambuci

O cambuci é uma fruta muito azeda e, portanto, nem sempre é consumida in natura. Os frutos dela tem a polpa carnosa e são ricos em vitamina C, além de conter vitaminas A e B, ferro e antioxidantes. Nativa da Região Amazônica, a fruta também é utilizada para combater o colesterol e fortalecer o sistema imunológico.

Rambutão

O rambutão é uma fruta bem diferente cuja casca parece ser cabeluda, é daí que vem o nome que, em tailandês, significa “cabelo”. Por baixo da dura casca avermelhada há uma fruta suculenta, adocicada e com teor ácido. Rica em proteínas e vitamina C, previne inchaços e auxilia na absorção de ferro e cobre.

Fonte: Escola educação, Ciclovivo, Mundo Boa Forma, Viva Bem, Toda Matéria

PUBLICIDADE
Agro Estadão Newsletter
Agro Estadão Newsletter

Newsletter

Acorde bem informado
com as notícias do campo

Agro Clima
Agro Estadão Clima Agro Estadão Clima

Mapeamento completo das
condições do clima
para a sua região

Agro Estadão Clima
VER INDICADORES DO CLIMA

PUBLICIDADE

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.