Summit Agro
10 frutas exóticas do Brasil e seus benefícios
Conheça 10 frutas brasileiras que não são tão populares, mas que têm ótimas propriedades medicinais
3 minutos de leitura 11/11/2022 - 10:00
Se você já teve a oportunidade de viajar para uma região do Brasil distante de onde mora, provavelmente já ficou surpreso com algumas frutas existentes que você sequer conhecia.
Essa situação é supercomum, afinal, o Brasil tem dimensões continentais e uma incrível variedade de frutas. Algumas dessas são de regiões específicas e acabam não sendo produzidas nem comercializadas em escala nacional.
Conheça algumas das frutas exóticas do País e suas propriedades medicinais.
Camu-Camu
Fruta nativa da Região Amazônica, o camu-camu também é chamado de caçari ou araçá-d’água, sendo riquíssimo em vitamina C. O teor da vitamina na fruta é 30 vezes maior do que nas laranjas, por exemplo.
Com todos os benefícios da vitamina C, a fruta e as folhas são usadas para combater doenças diversas, como gripes, infecções, arteriosclerose, dores de cabeça e outras.
Buriti
“Buriti” é um dos termos utilizados para designar frutos da família Mauritia, Mauritiella, Trithrinax e Astrocaryum. Esses frutos — também chamados de buritimi-miriti, miriti, muritim e coqueiro-buriti — são ricos em vitaminas A, B e C, além de fornecerem cálcio, ferro, ácidos graxos e outras proteínas. Conhecidos pelas suas propriedades antienvelhecimento, os povos tradicionais do Cerrado também a utilizam como cicatrizante, energético natural e vermífugo.
Guabiroba
A guabiroba é conhecida por outros nomes dependendo da região, como gabiroba, guabirova, gavirova, gabiraba ou araçá-congonha. O fruto é comum no Cerrado e na Mata Atlântica, sendo rico em fibras, ferro e cálcio.
Abiu
O abiu é o fruto do abieiro, também chamado de abiurana, guapeva ou cabo-de-machado. A fruta é proveniente da árvore Puetra caimito, nativa da Região Amazônica e da região costeira de Mata Atlântica no Brasil.
O abiu é um fruto pequeno de casca lisa e de coloração amarela, às vezes com detalhes verdes. Por ser rica em vitamina A, cálcio e fósforo, a fruta tem ação antioxidante e é utilizada tanto no combate à anemia quanto para melhorar a imunidade.
Físalis
Physalis, físalis ou camapu é uma fruta natural de regiões quentes e subtropicais. O fruto dessa planta fica em envolvido por uma folha em formato de cálice e as propriedades medicinais dele são bastante conhecidas. Essa fruta contém vitaminas A, B, C e K e é usada como calmante natural, diurético, antioxidante e laxante, além de combater problemas de pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico e a saúde óssea.
Mangostim
Originário da Ásia, o mangostim (ou mangostão) se adaptou bem ao litoral da Bahia e a região oeste do Estado de São Paulo. A fruta é rica em vitaminas e minerais, apresentando ação anti-inflamatória, antifúngica e antibiótica.
Jabuticaba-branca
Essa espécie de jabuticaba se destaca por permanecer com a casca verde mesmo depois de madura. Comumente achada na Região Sudeste brasileira, a jabuticaba-branca é rica em cálcio, fósforo, ferro, vitaminas B e C.
Pitaia
A pitaia, também chamada de fruta-dragão, é comumente encontrada na América Central e se destaca pelo baixo teor calórico que tem. A polpa gelatinosa é rica em vitaminas A e C, fibras, cálcio, ferro e zinco. Por isso, tem uma boa ação antioxidante e combate inflamações; além disso, suas fibras solúveis ajudam a manter a saciedade e podem ser usadas como um laxante leve.
Cambuci
O cambuci é uma fruta muito azeda e, portanto, nem sempre é consumida in natura. Os frutos dela tem a polpa carnosa e são ricos em vitamina C, além de conter vitaminas A e B, ferro e antioxidantes. Nativa da Região Amazônica, a fruta também é utilizada para combater o colesterol e fortalecer o sistema imunológico.
Rambutão
O rambutão é uma fruta bem diferente cuja casca parece ser cabeluda, é daí que vem o nome que, em tailandês, significa “cabelo”. Por baixo da dura casca avermelhada há uma fruta suculenta, adocicada e com teor ácido. Rica em proteínas e vitamina C, previne inchaços e auxilia na absorção de ferro e cobre.
Fonte: Escola educação, Ciclovivo, Mundo Boa Forma, Viva Bem, Toda Matéria
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Summit Agro
1
Erva-de-santa-maria: para que serve e como utilizar?
2
Qual é a diferença entre rancho, sítio, fazenda e chácara?
3
Tubérculos: o que são e quais os benefícios para a saúde?
4
Hectare ou alqueire: o que é cada um e quais suas diferenças?
5
Banana: quantos tipos existem e quais são os principais
6
Agronegócio: veja os 10 principais Estados produtores do Brasil
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Summit Agro
Mexerica, tangerina, poncã, bergamota: entenda as diferenças
Entenda as variedades da fruta e por que os nomes geram tanta confusão
Summit Agro
O impacto da tecnologia na cadeia produtiva do agronegócio
AgTechs devem mudar a forma como a produção agrícola brasileira é operacionalizada e comercializada
Summit Agro
Desafios da automação na produção de alimentos
A automação no agronegócio será fundamental para produzir mais e abastecer o mundo de maneira sustentável
Summit Agro
Tecnologia na agricultura pode auxiliar na sustentabilidade
Aumentar a produção de alimentos sem causar danos ambientais é um desafio que o campo precisa superar, a resposta pode estar no uso inteligente da tecnologia
Peste suína: o que é e qual é o seu impacto na economia?
Conheça a doença altamente contagiosa, mortal e que ameaça o comércio de carne suína em países asiáticos
Saneamento rural: modelos de gestão e principais desafios
O saneamento rural é obrigação do poder público, mas a iniciativa privada, o terceiro setor e as próprias comunidades também podem contribuir
Interessado na produção de leite? Veja mitos e verdades sobre a atividade
O processo produtivo de leite é cheio de detalhes que podem favorecer o produtor
A importância do Manejo Integrado de Pragas para a agricultura
Técnica tem como objetivo a redução máxima de pesticidas e agrotóxicos