Inovação
Soja Intacta: setor comemora uma década de tecnologia considerada revolucionária para aumento da produtividade
De acordo com a Bayer, Intacta RR2 PRO contribuiu para liderança brasileira no mercado da soja
Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com
11/07/2024 - 13:25
Diferentes agentes da sojicultura brasileira se reuniram em Brasília (DF) nesta quarta, 10, para celebrar uma década do lançamento da tecnologia Intacta RR2 PRO, desenvolvido pela Bayer. O evento organizado pela multinacional serviu para homenagear entidades e autoridades envolvidas no setor.
A plataforma tecnológica é apontada como revolucionária porque foi a primeira a conseguir reunir em uma semente a proteção contra lagartas, tolerância ao glifosato e, consequentemente, aumento de produtividade. Um dos impactos foi no elo da cadeia de soja responsável pela produção de sementes. A estimativa da Bayer é de que houve um crescimento de 700%.
“A questão da produtividade é, no final do dia, um dos gatilhos que viabilizou todo o crescimento da soja, acho que viabilizou o desenvolvimento e a progressão do mercado agrícola brasileiro de alguma maneira e querendo ou não abriu portas para uma série de players dentro mercado”, ressaltou o Maurício Rodrigues, presidente da divisão agrícola da Bayer na América Latina, ao Agro Estadão.
Ele também lembrou que, “historicamente, nós estávamos atrás da Argentina” na produção de soja e a nova tecnologia possibilitou o bom desempenho do grão. “A gente gerou condições de que esse mercado crescesse de maneira orgânica e nos colocasse no patamar onde estamos”, acrescentou.
Olhando para o futuro, a Bayer pretende fazer entregas no curto prazo a partir da Intacta2 Xtend, porém o executivo revelou que o Brasil tem hoje uma influência na hora de receber as prioridades de investimento em inovação.
“O Brasil, diferentemente de outros segmentos, tem condições de ser um daqueles que são prioridade em termos de investimento. O nosso principal foco é como a gente cresce em cima dessa base [tecnológica] que a gente tem, como que a gente segue elevando, segue trazendo solução. […] A gente teve a década de ouro da soja e eu acredito que a gente tenha condições de expandir essa década por mais dez anos”, concluiu Rodrigues.
Quem também participou do evento foi o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que reforçou a necessidade de investimentos em inovação. “Nós apostamos e acreditamos muito nessa tecnologia. É importante dizer que o Brasil investe muito na sua produção agropecuária e com segurança. […] Vim nesse espírito de deixar um incentivo para que as empresas de tecnologia continue investindo, desenvolvendo cada vez para que o Brasil possa [continuar] cada vez mais um líder mundial na produção de alimentos”, disse Fávaro aos jornalistas.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Como a Inteligência Artificial tem ajudado o produtor a ganhar mais
2
CES 2025: John Deere escala tecnologia e lança novas máquinas autônomas
3
100 mil hectares de soja na palma da mão: como uma fazenda no interior do Piauí mudou a produção com conectividade
4
Embrapa desenvolve novas cultivares de porta-enxertos de maracujá resistentes à fusariose
5
CTC receberá R$ 72,6 milhões em investimentos da Finep
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Inovação
CTC receberá R$ 72,6 milhões em investimentos da Finep
Recursos serão investidos em três projetos principais, com destaque para a construção da planta demonstrativa de sementes
Inovação
100 mil hectares de soja na palma da mão: como uma fazenda no interior do Piauí mudou a produção com conectividade
Cooperativas são peça importante para ampliar conectividade; mercado de máquinas vê nicho de '"máquinas inteligentes" como promissor
Inovação
CES 2025: John Deere escala tecnologia e lança novas máquinas autônomas
Com inteligência artificial e visão computacional, novos equipamentos prometem mais eficiência, sustentabilidade e produtividade no campo
Inovação
Como a Inteligência Artificial tem ajudado o produtor a ganhar mais
Fazendas da Sierentz têm adotado Inteligência Artificial e testes respondem quem acerta mais: IA ou agrônomos?
Inovação
Embrapa desenvolve novas cultivares de porta-enxertos de maracujá resistentes à fusariose
BRS Terra Nova e BRS Terra Boa foram validadas no norte de Mato Grosso, onde a fusariose devastou os pés de maracujá a partir de 2008
Inovação
Aplicativo simula espalhamento de febre aftosa no RS
Análises fornecem subsídios para Serviço de Vigilância decidir o protocolo mais adequado para contenção viral
Inovação
Sistema Antecipe aumenta produtividade do milho safrinha em 287% no Tocantins
Tecnologia da Embrapa reduz risco em caso de janelas curtas de plantio de milho segunda safra
Inovação
Nova fronteira tecnológica do Agro: como a computação quântica pode ajudar?
Embrapa faz primeiro trabalho sobre computação quântica voltado para agropecuária brasileira