Inovação

Primeira usina de etanol de trigo do Brasil vai processar 100 t por dia

Planta está localizada em Santiago (RS);
empresa espera produzir até 50 milhões de litros anuais do combustível até 2027

O município de Santiago (RS) vive a expectativa do início das operações da primeira usina de etanol de trigo do Brasil. A planta aguarda algumas autorizações para começar as atividades, mas a expectativa é de que a produção tenha início ainda neste mês. Serão 100 toneladas de trigo processadas por dia e a expectativa de gerar até 12 milhões de litros de etanol hidratado por ano. 

A empresa por trás da fábrica de biocombustível é a CB Bioenergia. Nessa primeira fase do projeto, foram investidos cerca de R$ 100 milhões para a construção. A expectativa é expandir a unidade para gerar entre 45 e 50 milhões de litros de por ano até 2027, o que exigiria aportes adicionais que somam R$ 500 milhões. 

Foram aproximadamente três anos de pesquisa para saber quais produtos serão utilizados no processo de fabricação. A escolha foi uma levedura desenvolvida pela empresa americana IFF, que testou mais de 150 variedades de trigo cultivados no Rio Grande do Sul. 

Segundo a multinacional, essas leveduras são geneticamente modificadas e capazes de fazer o processo de fermentação dessas diferentes variedades de trigo, o que torna a fabricação mais rentável. A estimativa é de que elas consigam ampliar o rendimento em até 4,5%. 

Outro ponto são os subprodutos que a usina pretende gerar. Além do álcool neutro, usado na indústria de perfumaria e bebidas, os resíduos sólidos servem de matéria-prima para fabricação de utensílios descartáveis (pratos, por exemplo) biodegradáveis. A empresa também pretende purificar o dióxido de carbono liberado no processo para utilizá-lo em bebidas gaseificadas. 

Também no Rio Grande do Sul, outra empresa do ramo de biocombustíveis está instalando uma usina de etanol de trigo. A Be8 anunciou o investimento no ano passado e as obras já estão 20% concluídas, com previsão de lançamento em 2026. A fábrica fica em Passo Fundo (RS) e poderá processar 525 mil toneladas de trigo, trticale e milho com estimativa de produzir 210 milhões de litros de etanol por ano.