Inovação
CES 2025: John Deere escala tecnologia e lança novas máquinas autônomas
Com inteligência artificial e visão computacional, novos equipamentos prometem mais eficiência, sustentabilidade e produtividade no campo

Sabrina Nascimento | São Paulo
11/01/2025 - 08:00

Mais automação no campo. Essa é a meta da John Deere, líder mundial no segmento de máquinas agrícolas. A empresa lançou novos equipamentos autônomos durante a Consumer Electronics Show (CES) 2025, a maior feira da indústria de eletrônicos global, que termina neste sábado, 11, em Las Vegas (EUA).
A nova geração de máquinas utiliza inteligência artificial, visão computacional e sensores avançados. Segundo a companhia, o objetivo é proporcionar mais eficiência, sustentabilidade e produtividade aos setores de agricultura, de construção e de jardinagem. “A gente expandiu e escalou a nossa tecnologia”, destacou o vice-presidente de Sistemas de Produção da John Deere para a América Latina, Cristiano Correia, em vídeo enviado ao Agro Estadão. A empresa pretende tornar a agricultura totalmente autônoma até 2030.
Entre as inovações detalhadas por Correia no vídeo acima, duas se destacam no atendimento aos produtores rurais. O primeiro é o trator autônomo 9RX, desenvolvido para operações agrícolas de larga escala. A máquina elimina a necessidade de um operador na cabine graças ao kit de autonomia de segunda geração, que combina inteligência artificial e visão computacional. Com 16 câmeras dispostas para garantir uma visão de 360°, o trator identifica obstáculos, ajusta rotas automaticamente e opera com maior eficiência, permitindo que os agricultores foquem em outras tarefas.
Já para os cultivos especiais, como pomares, a John Deere apresentou o trator estreito 5ML autônomo. Ele é ideal para tarefas repetitivas, como pulverização, e foi projetado para operar com precisão mesmo em áreas densamente cobertas por folhagens. Equipado com sensores avançados, o modelo navega de forma autônoma, detecta obstáculos e pode ser controlado remotamente. Inicialmente com motor a diesel, ele também terá uma versão elétrica para atender à crescente demanda por soluções mais sustentáveis no campo.
Além dos equipamentos voltados à agricultura, a empresa também lançou o caminhão basculante autônomo 460 P-Tier, projetado para otimizar operações em pedreiras, e o cortador autônomo elétrico, uma solução sustentável para o setor de jardinagem. Ambos utilizam o mesmo kit de autonomia de segunda geração.
“Ampliar o portfólio de tecnologias da John Deere para permitir que mais máquinas operem de forma segura e autônoma não beneficiará apenas nossos clientes, mas toda a cadeia responsável por fornecer alimentos, combustível, fibras, infraestrutura e jardinagem”, afirmou em nota Jahmy Hindman, vice-presidente de tecnologia da John Deere.
Ainda não há previsão de quando os novos equipamentos estarão disponíveis aos produtores brasileiros.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Inovação
1
Novas cultivares de arroz podem elevar a produtividade em até 20% em Alagoas
2
Novo livro da Embrapa responde a perguntas sobre meliponicultura
3
Maior drone de pulverização deve ser lançado na Agrishow 2025
4
Inteligência artificial no agro mescla otimismo e preocupação
5
Embrapa desenvolve protetor solar para aumentar resistência das plantas às mudanças climáticas
6
Frota de aeronaves agrícolas no Brasil é a segunda maior do mundo

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Inovação
Banco brasileiro de vacinas contra febre aftosa a caminho
Iniciativa firmada entre Tecpar e Biogénesis Bagó quer fortalecer a segurança sanitária do Brasil em eventual caso de febre aftosa

Inovação
Nova cultivar de arroz irrigado promete alta produtividade com destaque para culinária
BRS A709 desenvolvida pela Embrapa também se destaca pela tolerância ao acamamento e resistência a doenças típicas do arroz

Inovação
Embrapa busca melhoramento genético do Tambaqui
Iniciativa quer aumentar apelo comercial da espécie nativa mais produzida no Brasil

Inovação
Fungo que mata insetos pode ganhar upgrade com pesquisa da Embrapa
Estudo quer potencializar biodefensivos à base de Beauveria bassiana
Inovação
Sistema de monitoramento remoto aprimora rastreabilidade bovina no campo
Tecnologia da Embrapa e da UFMS monitora temperatura, localização e peso dos animais, otimizando a gestão do rebanho
Inovação
Pesquisadores gaúchos investigam possível híbrido de butiazeiro
Cruzamento entre duas espécies pode ter gerado planta que produz frutos e cachos maiores
Inovação
Mapa lança sistema para validar certificados fitossanitários eletrônicos
Intenção é desburocratizar processos e diminuir custos operacionais, segundo o ministério
Inovação
Inteligência artificial no agro mescla otimismo e preocupação
Tecnologias podem garantir aumento de produtividade e gestão ambientalmente sustentável, mas custos, falta de conectividade e formação de mão de obra são vistos como gargalos