Economia

Santa Carmem (MT) recebe abertura nacional da colheita de soja da safra 24/25 

Evento teve como discussão a pauta ambiental e os biocombustíveis

A Fazenda Esperança, em Santa Carmem (MT), foi o palco deste ano da Abertura Nacional da Colheita de Soja. O evento marca o início dos trabalhos no campo. Neste ano, um dos temas tratados foi sustentabilidade e como a produção brasileira pode ser levada a Belém (PA), na COP 30, em novembro. 

“O produtor trabalha na questão ambiental dentro das suas próprias propriedades, ele já faz o dever de casa, que é fazer toda essa parte da sustentabilidade e da preservação”, afirmou o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Maurício Buffon. 

Outra temática levantada em um dos painéis foi a produção de biocombustíveis. “O biocombustível precisa de previsibilidade, ele precisa aumentar 1% a cada ano, até chegar a 25% que nós inserimos na lei e não tem nenhum problema com a segurança alimentar”, comentou o presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio), deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), um dos painelistas. 

O evento também serviu para comemorar os 20 anos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT).