Economia

Rússia abre mercado para ovos brasileiros

Com o anúncio do Mapa, o Brasil chega ao 20º mercado aberto em 2024

A Rússia abriu o mercado para ovos e produtos derivados do Brasil, após a aprovação sanitária anunciada pelo governo russo. As exportações agora dependem da habilitação dos estabelecimentos. A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que chega ao 20º mercado aberto para produtos agropecuários brasileiros em 15 países.

Segundo a pasta, a abertura do novo mercado tem o potencial de ampliar ainda mais o comércio entre os dois países e reforça a confiança internacional no sistema brasileiro de controle sanitário. As exportações agrícolas para a Rússia somaram mais de US$ 1,25 bilhão em 2023. Em contexto de grande demanda, o Brasil contribuiu com o fornecimento de cerca de 50 mil toneladas de ovos para o mercado internacional no último ano, com exportações de US$ 186 milhões.

Confira os mercados abertos para o agro em 2024

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, destaca, em nota, o aumento da presença de produtos agropecuários brasileiros no mercado internacional. “As diversas cadeias agropecuárias podem tirar proveito dos novos acessos ao mercado, que se traduzem em desenvolvimento sustentável para todos os participantes, além de promover a geração de renda e riqueza tanto para o Brasil quanto para o setor”.