Economia
Marfrig aprova incorporação da BRF e dá mais um passo para criação da MBRF
A transação é parte de um processo iniciado em 2021, quando a Marfrig começou a adquirir participação na BRF

Broadcast Agro
06/08/2025 - 13:21

A operação de incorporação de ações da BRF pela Marfrig foi aprovada na terça-feira, 5, pelos acionistas das duas companhias, em Assembleias Gerais Extraordinárias (AGEs) realizadas separadamente, anunciaram as empresas em fato relevante conjunto. A assembleia da BRF havia ocorrido pela manhã, conforme noticiado pelo Broadcast Agro, enquanto a da Marfrig foi realizada no período da tarde. O movimento marca mais um passo na consolidação da fusão das empresas, dando origem à MBRF Global Foods Company, novo gigante do setor de alimentos.
Segundo comunicado conjunto, a aprovação segue os termos do “Protocolo e Justificação de Incorporação das Ações de Emissão da BRF S.A. pela Marfrig Global Foods S.A.”, assinado em 15 de maio e aditado em 26 de maio. O negócio ainda está sujeito ao cumprimento de condições previstas no acordo e ao chamado “fechamento”, etapa final da operação.
A incorporação assegura, conforme previsto na Lei das Sociedades por Ações, o direito de retirada aos acionistas que detinham papéis de BRF ou Marfrig de forma ininterrupta desde 15 de maio, e que não votaram favoravelmente, se abstiveram ou não compareceram às assembleias.
O prazo para manifestação será de 30 dias contados a partir da publicação das atas das assembleias. “Informações adicionais acerca da Incorporação de Ações serão tempestivamente divulgadas pelas companhias nos termos da legislação e da regulamentação aplicáveis”, informaram Marfrig e BRF em fato relevante.
A transação é parte de um processo iniciado em 2021, quando a Marfrig começou a adquirir participação na BRF. Com a aprovação dos acionistas, o plano ganha força e avança rumo à criação de uma nova companhia de escala global no setor de proteína animal e alimentos processados.
Votação
A proposta de fusão com a BRF recebeu apoio de 86,71% dos acionistas da Marfrig em AGE, realizada ontem. A decisão confirmou a aprovação da operação que dá origem à MBRF Global Foods, uma das maiores empresas globais de alimentos.
Mais cedo, os acionistas da BRF também haviam aprovado a incorporação pela Marfrig, com 78,39% dos votos favoráveis. A validação da maioria dos minoritários em ambas as companhias foi destacada pelas empresas como um indicativo de confiança no processo, que segue “em estrita conformidade com os protocolos legais e regulatórios aplicáveis, seguindo as melhores práticas de governança corporativa”, segundo nota conjunta divulgada pelas empresas.
Com a conclusão das assembleias, inicia-se nesta quarta-feira o prazo de 30 dias para o exercício do direito de recesso por acionistas que não votaram favoravelmente, se abstiveram ou não compareceram às reuniões.
A MBRF nasce com receita anual combinada de R$ 152 bilhões e um portfólio multiproteínas que inclui carnes bovina, suína e de aves, produtos industrializados, pratos prontos e pet food. A nova companhia reúne marcas icônicas como Sadia, Perdigão, Qualy, Banvit e Bassi, está presente em 117 países, conta com 130 mil colaboradores e produz 8 milhões de toneladas de alimentos por ano.
A operação, formalizada em maio, ainda depende do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para ser concluída.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Pouco espaço em casa? Veja como fazer uma horta vertical
2
Chamada de nova soja, cannabis pode gerar quase R$ 6 bilhões até 2030
3
Banco do Brasil inicia renegociações de dívidas na próxima semana
4
Conheça a frutinha 'parente' da jabuticaba e pouco explorada
5
Soja: Argentina zera impostos e ameaça exportações do Brasil para a China
6
EUA caem para 7º lugar entre destinos da carne bovina brasileira em agosto

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Aquisição da Mig-Plus pela Cargill é aprovada pelo Cade
Cargill passa a controlar duas unidades fabris no Rio Grande do Sul

Economia
Brasil ganha primeira fábrica dedicada ao processamento de canola
Estrutura em São Luiz Gonzaga (RS) processará 750 toneladas por dia

Economia
Gripe aviária: Argentina se autodeclara livre da doença à OMSA
Senasa confirma erradicação em Buenos Aires e envia relatório à OMSA para restabelecer comércio avícola

Economia
Produção de grãos na Argentina deve atingir recorde em 2025/26
Produção deve crescer 8,9% e atingir 142,6 milhões de toneladas, com destaque para milho e girassol
Economia
Governo confirma municípios habilitados para renegociação de dívidas rurais
BNDES publicou circular aguardada por bancos e cooperativas para dar início à oferta de crédito a produtores
Economia
Projeção da Anec indica queda nos embarques de soja e farelo
Associação Nacional dos Exportadores de Cereais revisa dados, mas projeção de milho permanece próxima do piso estimado
Economia
Tarifaço deve ter impacto limitado nas empresas do agro listadas na B3
Especialistas da XP e do Itaú BBA apontam que diversificação de mercados e de produtos reduziu efeitos da taxação norte-americana
Economia
Dia Internacional do Café: confira novos hábitos de consumo da bebida no Brasil
O preço do café acabou com a fidelidade às marcas e reduziu o consumo fora do lar; ainda assim é a bebida preferida dos brasileiros