Economia

Mapa reduz status de risco fitossanitário para cancro cítrico em Roraima

Novo status estipula regras no manejo para prevenir a ocorrência da doença

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nesta segunda-feira, 10, uma portaria que reconhece Roraima como área sob Sistema de Mitigação de Risco (SMR) para o cancro cítrico. Na prática, houve um reconhecimento da redução do nível de risco da doença no estado. 

Isso porque uma instrução normativa da pasta classifica em quatro status fitossanitários as áreas e estados no Brasil. Do menor risco para o maior, os status são:

Antes da portaria desta segunda, o estado estava no nível Área sob Erradicação. O novo status 

adota uma série de medidas no manejo para prevenir a ocorrência do cancro cítrico. Também tem como objetivo permitir o trânsito entre estados de frutas cítricas que venham de áreas com a presença da doença, além de auxiliar nas exportações para países que reconheçam o SMR como medida fitossanitária. 

O cancro cítrico é decorrente da bactéria Xanthomonas citri subsp. citri. De acordo com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), ela pode causar perda de folhas nas plantas, lesões com rachaduras e anéis circulares, queda prematura dos frutos e depreciação da qualidade da produção.