Treze galinhas-d’angola e um pavão morreram em decorrência da doença. Visitações foram suspensas
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, nesta sexta, 25, um novo foco de gripe aviária em um grupo de aves do BioParque, zoológico localizado no Rio de Janeiro.
Treze galinhas-d’angola e um pavão morreram em decorrência da doença, todos ficavam no mesmo recinto. Outros animais que apresentaram sinais clínicos foram eliminados, como medida de segurança.
As visitações ao Bioparque foram temporariamente suspensas para avaliação de risco. Segundo nota oficial, “a equipe técnica do local, composta por médicos-veterinários, biólogos e zootecnistas, realiza monitoramento contínuo dos animais para identificação precoce de sinais clínicos da doença”. O recinto “Savana Africana”, local onde as aves viviam, permanecerá interditado durante o período de vazio sanitário.
Entre as ações adotadas, conforme o comunicado, estão a realocação preventiva de animais de outros recintos, alterações estruturais de biosseguridade para evitar o contato entre aves residentes e aves silvestres de vida livre, além do reforço nos protocolos de biossegurança para as equipes de manejo, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).
De acordo com o Mapa, a ocorrência foi registrada em 17 de julho, após o serviço veterinário oficial do estado do Rio de Janeiro, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-RJ), receber alerta sobre mortes súbitas de galinhas-d’angola (Numida meleagris) no local.
O ministério ressalta que qualquer suspeita de influenza aviária (em aves comerciais, domésticas ou silvestres) deve ser informada imediatamente ao serviço veterinário oficial e que a notificação é fundamental para garantir a detecção precoce e a rápida adoção de medidas para o controle e erradicação da doença.
Nesta semana, outros três casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foram confirmados. Dois no estado de São Paulo e outro no Ceará, porém, nenhum deles em granja comercial.