Economia

Conab vai comprar até 20 mil toneladas de arroz do Centro-Oeste

Medida visa formar estoques de arroz diante da queda das cotações do grão, que estão abaixo do preço mínimo

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve comprar até 20 mil toneladas de arroz. A aquisição será feita de produtores da região Centro-Oeste. O mecanismo será por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF), instrumento previsto na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Essa ferramenta pode ser usada para formar estoques quando o preço de mercado do produto atinge patamares abaixo do preço mínimo. Segundo a estatal, a queda nos valores de comercialização é “decorrente do crescimento da produção mundial, do Mercosul e da nacional, bem como da suspensão das barreiras de exportações pela Índia”. A compra foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). 

Ainda conforme a Conab, produtores do Mato Grosso já manifestaram intenção de venda de aproximadamente 1,3 mil toneladas. Desse montante, cerca de 956 toneladas foram armazenadas em unidades de terceiros credenciados pela estatal. 

“Os interessados em vender o arroz para a Companhia devem estar cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) e procurar a regional da Conab em seu estado para orientação sobre o preenchimento dos formulários exigidos para a operação, bem como a apresentação de documentos adicionais que se fizerem necessários”, orienta a Conab.