Economia
Colheita de soja no PR avança para 23% da área, diz Deral; chuva afeta qualidade
O levantamento também apontou queda na qualidade das lavouras, devido ao excesso de chuvas

Broadcast Agro
05/02/2025 - 08:00

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná, informou que a colheita da soja 2024/25 atingiu 23% da área cultivada no Estado, um avanço de cinco pontos porcentuais em relação à semana anterior. O levantamento também apontou queda na qualidade das lavouras, com aumento das áreas classificadas como medianas e ruins devido ao excesso de chuvas.
Segundo o órgão, 76% das lavouras apresentam boas condições (ante 79% na semana passada), enquanto 20% estão em condição média (ante 17%) e 4% foram classificadas como ruins (mesmo porcentual da semana anterior). Em relação ao estágio das lavouras, 51% estão em frutificação, 45% em maturação e 4% ainda em floração.
As chuvas intensas registradas na última semana afetaram a colheita, dificultando o acesso das máquinas ao campo e aumentando a umidade dos grãos. A alta umidade também favoreceu a incidência de doenças como ferrugem asiática e Sclerotinia, o que pode comprometer a qualidade final da produção.
A colheita do milho primeira safra 2024/25 avançou para 11% da área cultivada no Paraná. O levantamento indica que 93% das lavouras seguem em boas condições, 7% estão em condição média e não há áreas classificadas como ruins. Quanto à fase fenológica, 60% das lavouras estão em maturação e 39% em frutificação. Segundo o Deral, a colheita do cereal de primeira safra segue de forma gradual, mas deve acelerar a partir de meados de fevereiro. A safra está bem consolidada e espera-se que apresente altas produtividades. A colheita do milho para silagem está bem avançada.
Para o milho segunda safra 2024/25, o Deral apontou que 28% da área estimada foi semeada, um avanço significativo ante os 9% da semana passada.
Dentre as lavouras já plantadas, 99% estão em boas condições e 1% em condição média. A maioria das áreas encontra-se em desenvolvimento vegetativo (74%), enquanto 26% estão em germinação.
A janela de plantio da segunda safra já foi aberta na maioria dos municípios. Os trabalhos de plantio, realizados após a colheita da soja precoce, avançam lentamente devido aos intervalos curtos entre as precipitações. Em algumas regiões, no entanto, estão suspensos, aguardando condições mais favoráveis. O Deral também destacou a alta pressão de cigarrinhas na cultura.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Gripe aviária: técnicos veem limitada e temporária queda de preço de frango e ovo
2
Já conhece a cidade brasileira onde é primavera o ano todo?
3
Como cultivar a planta que vira esponja de banho?
4
Israel x Irã: como o conflito afeta o agro do Brasil?
5
Uma árvore que dá tomate? Conheça essa espécie exótica
6
Criação de rãs: entenda como iniciar neste mercado

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Cargill compra planta de esmagamento de soja na BA após 27 anos de arrendamento
A empresa mantém no país 29 fábricas, 75 armazéns, 7 terminais portuários, 2 centros de inovação e outros ativos logísticos e industriais

Economia
EUA vendem 539,5 mil t de soja da safra 2024/25, aponta USDA
Os números divulgados ficaram dentro da faixa esperada pelo mercado, que estimava vendas entre 50 mil e 500 mil toneladas para o período

Economia
EUA vendem 903,8 mil t de milho da safra 2024/25, revela USDA
Apesar do aumento, o volume ficou 6% abaixo da média das quatro semanas anteriores

Economia
EUA vendem 427,2 mil t de trigo da safra 2025/26 na semana, mostra USDA
O volume foi impulsionado principalmente por compras de Taiwan, Filipinas, Venezuela, Tailândia e Vietnã
Economia
Já ouviu falar da rota do queijo?
Do Selo Arte na região da Canastra à diversidade paulista e Festiqueijo no RS: as rotas valorizam a produção artesanal brasileira
Economia
SC e Japão firmam parceria para ampliar exportação de grãos e desenvolver infraestrutura logística
Protocolo é resultado da missão internacional realizada por Santa Catarina no país desde o início da semana
Economia
Conheça o verdadeiro limão brasileiro, que talvez você nunca tenha provado
Pequeno no tamanho, gigante no sabor e aroma: o limão-galego se diferencia pela polpa suculenta e acidez marcante, características valorizadas por consumidores e indústria
Economia
Lavoro firma acordo de recuperação extrajudicial de R$ 2,5 bilhões
Medida abrange a operação de varejo no Brasil e a Perterra; as demais unidades da companhia ficam fora do processo