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Economia

CNA estima perda de US$ 5,8 bilhões caso tarifa de 50% se concretize

Suco de laranja pode ter exportações para Estados Unidos interrompida, segundo levantamento da confederação

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Redação Agro Estadão

23/07/2025 - 17:03

Suco de laranja deve ser o produto mais prejudicado com a tarifa, segundo a CNA - Foto: Adobe Stock
Suco de laranja deve ser o produto mais prejudicado com a tarifa, segundo a CNA - Foto: Adobe Stock

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) calculou o impacto da tarifa de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A estimativa é de uma perda de US$ 5,8 bilhões. A conta levou em consideração somente as exportações de produtos do agronegócio. 

Segundo a entidade, o Brasil vendeu para os norte-americanos US$ 12,1 bilhões de produtos agropecuários no ano passado. A alíquota anunciada provocaria uma queda nesse valor de 48%. A CNA ainda ressalta que alguns produtos devem ter impacto maior do que outros. É o caso do suco de laranja, “em que a tarifa se tornaria impeditiva para o produto brasileiro”.  

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No caso do café verde, os efeitos devem ser menores. Isso “devido à queda na oferta do grão no mercado internacional nos últimos anos, o que faz com que a capacidade de substituição seja mais rígida”.

O levantamento aponta ainda que alguns produtos devem ficar com tarifa final próxima de 100%. É o caso do açúcar de cana (80,1% até 90,6%, dependendo da classificação) e da carne bovina (76,4%). Outros produtos não têm tarifa e passariam a ter: café verde e derivados de madeira. 

A queda estimada na receita em alguns produtos são:

  • suco de laranja: 100%;
  • café não torrado e não descafeinado: 25%;
  • açúcar de cana: 33%;
  • carne bovina: 33%;
  • sebo de bovinos, ovinos ou caprinos: 50%;
  • álcool etílico não desnaturado: 71%.

Ainda conforme a CNA, o levantamento foi feito considerando que a tarifa de 50% seria repassada ao preço final dos produtos nos Estados Unidos. Também levou em consideração a elasticidade das importações. Isso quer dizer o quanto a demanda pelo produto reage se houver alteração no preço, ou seja, a sensibilidade dos consumidores a mudanças no preço. 

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