Economia
Mapa diz que suspensão temporária de compras de soja pela China não interfere nos volumes negociados
Administração-Geral de Aduanas chinesa detectou pesticidas e pragas em carregamentos e suspendeu compras de soja de 5 empresas brasileiras

Sabrina Nascimento | São Paulo
22/01/2025 - 13:51

A China, que responde por cerca de 70% das exportações de soja do Brasil, suspendeu temporariamente as importações de cinco unidades de empresas brasileiras. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 22, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A suspensão foi comunicada pela Administração-Geral de Aduanas da China (GACC).
Em nota, a pasta informa que, “assim como no Brasil, a China realiza monitoramentos de rotina nos produtos importados, sendo que foi detectada a presença de soja com revestimento de pesticidas e de pragas quarentenárias nos carregamentos avaliados pelas autoridades chinesas.” Com isso, de forma a viabilizar uma investigação rápida e eficaz por parte das empresas envolvidas e pelo Mapa, as unidades notificadas das cinco empresas foram suspensas temporariamente.
A pasta não informa as unidades, mas indica que já iniciou ações para avaliação dos casos. “O Mapa possui expectativa do recebimento, na maior brevidade possível, dos planos de ação das empresas envolvidas para demonstrar os procedimentos adotados para evitar novas ocorrências das não conformidades detectadas pelos chineses”, destaca o comunicado.
Após essas ações, o governo brasileiro enviará todas as informações para avaliação das autoridades chinesas. Em seguida, pedirá a imediata revogação da suspensão temporária das cinco unidades das empresas envolvidas. O Mapa ainda diz que o tema está sendo tratado com naturalidade, considerando que não conformidades como as apontadas pelo governo chinês são passíveis de ocorrer na rotina das exportações.
Impactos nas negociações
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, os volumes negociados pelo Brasil não serão afetados em função desta suspensão temporária. A Associação Brasileira dos Exportadores de Grãos (Anec) informou que reuniões serão realizadas para avaliar o impacto da medida e discutir possíveis soluções.
Ao Agro Estadão, o analista Carlos Cogo, da Cogo Inteligência em Agronegócio, descartou efeitos no mercado agrícola neste momento. “Mas, precisamos monitorar para vermos se não se trata de uma estratégia de cancelamentos para nova compra a preços mais baixos”, ponderou.
Atualmente, a China é o principal parceiro comercial do agronegócio brasileiro. Além da soja, a carne bovina também figura entre os principais itens comprados pelos chineses. No final do ano passado, o país anunciou a abertura de um processo para investigar a aplicação de medidas salvaguardas (taxa) sobre a importação de carne bovina de todos os países fornecedores, entre eles, o Brasil. A defesa da proteína brasileira já está em andamento.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Economia
1
Gripe aviária: técnicos veem limitada e temporária queda de preço de frango e ovo
2
Já conhece a cidade brasileira onde é primavera o ano todo?
3
China e UE suspendem compra de carne de frango do Brasil após caso de gripe aviária em granja comercial
4
Confirmado primeiro caso de gripe aviária em granja comercial no Brasil
5
Você precisa conhecer a menor galinha do mundo
6
Gripe aviária: ovos de granja gaúcha são descartados em 3 estados

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Economia
Cade admite Minerva como terceira interessada na fusão Marfrig-BRF
Companhia apontou argumentos que demonstram potencial impacto econômico sobre suas atividades se fusão for aprovada

Economia
IBGE: estoque de produtos agrícolas era de 36 mi de t ao fim do 2º semestre de 2024
Em relação ao mesmo período de 2023, houve queda de 19,3%; soja, trigo, arroz e café representam 92,4% dos itens monitorados pela pesquisa

Economia
Preço da carne bovina exportada por MT supera a marca de US$ 4.000/t
No mês, o Estado exportou 65,8 mil toneladas em equivalente carcaça, o segundo maior volume registrado em 2024

Economia
Israel x Irã: como o conflito afeta o agro do Brasil?
Escalada militar no Oriente Médio pode elevar os custos de insumos agrícolas, além de gerar incerteza sobre exportações para países islâmicos
Economia
USDA mantém estimativas de produção para soja e milho em 2025/26 nos EUA
Quanto aos estoques domésticos, o USDA manteve as reservas de soja ao fim da temporada 2025/26 em 295 milhões de bushels (8,03 milhões de toneladas)
Economia
Plantio da safra de inverno segue lento no RS devido ao clima, aponta Emater
Técnicos afirmam que será necessário o replantio de algumas áreas de canola
Economia
Compra de fertilizantes segue lenta e amplia riscos à safra 2025/26
Geopolítica global influência oferta de adubos e pressiona valores aos produtores brasileiros
Economia
Com aporte milionário, Coopavel irá ampliar capacidade industrial e de armazenagem
BNDES aprovou R$ 133,2 milhões para construção de silos, fábrica de ração e indústria de compostagem na cooperativa