PUBLICIDADE

Economia

AgroGalaxy: TJ-GO suspende entrega de insumos e afasta decisão de 1ª instância

A primeira convocação para assembleia geral de credores da empresa está marcada para 31 de março

Nome Colunistas

Broadcast Agro

27/03/2025 - 14:42

Foto: Redes Sociais/Reprodução
Foto: Redes Sociais/Reprodução

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) suspendeu os efeitos da decisão que obrigava a CHS Agronegócio Indústria e Comércio a entregar insumos agrícolas à AgroGalaxy. A decisão provisória foi concedida pelo desembargador Breno Caiado após recurso apresentado pela CHS, e interrompe a ordem da 19ª Vara Cível de Goiânia, que havia determinado a entrega dos produtos comprados antes do pedido de recuperação judicial da varejista de insumos, protocolado em 18 de setembro de 2024.

Na decisão, o relator considerou que não houve comprovação do cumprimento da condição suspensiva prevista nos contratos celebrados entre as partes. Segundo ele, embora a AgroGalaxy tenha apresentado e-mails e notas promissórias para sustentar que a operação se concretizou antes da recuperação judicial, os documentos não comprovam a renúncia da CHS à exigência contratual de garantias reais, como a emissão de Cédulas de Produto Rural (CPRs) com penhor de primeiro grau.

CONTEÚDO PATROCINADO

“Ao menos nesse momento processual, entendo que não foi comprovada a implementação da cláusula de condição suspensiva existente nos contratos celebrados entre as partes e muito menos o início do cumprimento da obrigação de entregar mercadorias por parte da agravante antes do pedido de recuperação judicial realizado em 18/09/2024”, escreveu Caiado em sua decisão.

A CHS sustenta que os contratos previam expressamente que a entrega dos produtos estava condicionada à formalização das CPRs. Ainda segundo a empresa, os e-mails trocados com o time da AgroGalaxy tratavam apenas da aprovação de nota promissória – uma garantia pessoal -, o que não isenta a exigência da garantia real.

Para o TJ-GO, a ausência de entrega efetiva dos produtos antes do ajuizamento da recuperação pesa a favor da tese da CHS. “Nos e-mails onde foi autorizada a retirada de mercadoria na data mencionada na decisão, não existe nenhuma comprovação de efetiva entrega, constando apenas pedidos de envio de dados para emissão de notas e especificação de quem faria a coleta do produto”, afirmou o magistrado.

O desembargador também considerou haver risco de dano grave caso fosse mantida a determinação de entrega dos produtos. “Se não comprovada a eficácia dos negócios jurídicos celebrados entre as partes, indevida a determinação para que a agravante entregasse os produtos adquiridos pelos agravados antes do ajuizamento da recuperação judicial”, destacou.

A AgroGalaxy tenta reestruturar uma dívida de R$ 4,6 bilhões e enfrenta resistência de credores no processo de recuperação judicial. A assembleia geral de credores está marcada para os dias 31 de março (primeira convocação) e 9 de abril (segunda convocação).

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Alta da carne bovina impulsionou avanço de 8,2% no consumo de peixes no País

Economia

Alta da carne bovina impulsionou avanço de 8,2% no consumo de peixes no País

Com inflação pressionando proteínas tradicionais, pescados ganharam espaço no carrinho de compras de janeiro a setembro; tilápia foi destaque

Suspensão da sobretaxa pelos EUA traz previsibilidade ao setor, avalia Faesp

Economia

Suspensão da sobretaxa pelos EUA traz previsibilidade ao setor, avalia Faesp

Para o presidente da entidade, Tirso Meirelles, medida representa um reconhecido da qualidade dos produtos brasileiros

Decisão dos EUA frustra produtores de mel, pescado e café solúvel; veja a reação do setor

Economia

Decisão dos EUA frustra produtores de mel, pescado e café solúvel; veja a reação do setor

Setores que ficaram de fora da isenção de tarifas dos EUA relatam dificuldades de crédito, perda de mercado e risco da redução de produção

Trump retira tarifa de 40% sobre café, carne e outros produtos brasileiros

Economia

Trump retira tarifa de 40% sobre café, carne e outros produtos brasileiros

Café solúvel, pescado e mel seguem taxados; confira a lista completa dos produtos brasileiros beneficiados com o fim do tarifaço

PUBLICIDADE

Economia

BNDES aprovou R$ 2,45 bi a produtores afetados pelo clima

Linha de liquidação de dívidas rurais soma 8,3 mil operações em 16 estados; 61% dos recursos foram destinados a pequenos e médios produtores

Economia

Como saber se o vinho é seguro para consumo? Veja o que olhar no rótulo

Materiais gráficos reforçam a importância da leitura dos rótulos e contrarrótulos de produtos brasileiros e importados

Economia

Arábia Saudita quer aumentar em 10 vezes sua produção de café

País quer reduzir as importações e agregar valor ao café, gerando renda a pequenos produtores e empregos para jovens no campo

Economia

Shopping digital conecta consumidores a produtos da floresta

Espaço criado pelo Banco do Brasil e Amazon vai reunir itens produzidos por comunidades da Amazônia e Pantanal

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.