Cotações

Preço do açúcar cristal segue em queda e o etanol tem estabilidade

Mercado de biocombustíveis deve ganhar fôlego com a proximidade do carnaval 

Os preços do açúcar cristal branco continuam em queda no mercado à vista de São Paulo, mesmo em meio à entressafra. A baixa demanda para pronta entrega enfraquece os valores da saca do produto, conforme apontam pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

Esse movimento de desvalorização ocorre apesar da recente alta nos preços internacionais. Na Bolsa de Nova York (ICE Futures), o contrato do açúcar demerara para março deste ano voltou a superar os 20 centavos de dólar por libra-peso, impulsionado por preocupações com a oferta mundial da commoditie.

Demanda baixa e estabilidade nos preços do etanol

Já no mercado de etanol hidratado, a demanda esteve fraca ao longo da última semana no estado de São Paulo. Com volumes expressivos negociados em janeiro, as compras no mercado à vista foram pontuais. “Apesar disso, os preços dos biocombustíveis permaneceram praticamente estáveis devido à postura firme dos vendedores, que mantiveram os valores diante da baixa disponibilidade do produto”, destaca o boletim do Cepea.