Cotações

Café robusta volta a fechar abaixo do arábica

Pesquisadores do Cepea afirmam que movimento está ligado à previsão de chuvas mais expressivas na segunda semana de outubro

Os preços do café robusta voltaram a fechar abaixo do arábica, movimento que não acontecia desde o final de agosto deste ano, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

Pelo Indicador Cepea/Esalq, a saca de 60 kg do café robusta fechou a US$ 245,77 nesta segunda-feira, 8. A variação no mês é negativa de -10,10%. Já o arábica foi cotado a US$ 259,22, com variação mensal também negativa de -4,72%. 

Os pesquisadores explicam que a pressão está atrelada à previsão de chuvas mais expressivas para o cinturão cafeeiro do país a partir da segunda semana de outubro. Essas precipitações são muito aguardadas pelo setor, já que as lavouras estão em forte déficit hídrico, sendo necessários floração e pegamento mais robustos para a produção da safra 2025/26. 

Porém, no geral, “a condição das lavouras é tão precária que dificilmente haverá uma recuperação total para a próxima temporada”, alerta o Cepea.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.