Clima
Vai dar chuva ou sol? Confira como fica o clima para este fim de semana
Frente fria se forma no Sul do país, Centro-Oeste e Sudeste com tempo firme e Norte e Nordeste devem registrar chuvas intensas em algumas áreas
Da Redação
05/04/2024 - 09:00
O tempo firme deve dar a tônica em parte do Centro-Oeste e do Sudeste e uma frente fria ameniza as temperaturas no Sul além de trazer chuvas. Veja o que esperar para o clima neste fim de semana.
Região Norte
Em período de uma atuação forte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), a região deve continuar chuvosa, com tendência de chuva mais intensa nesta sexta. 05, no leste do Amazonas, noroeste do Pará e sul de Rondônia.
As demais áreas também devem registrar chuvas nesses dias, mas de forma mais espaçada. No domingo, o Tocantins e parte do leste do Pará também podem ter chuvas mais intensas.
Região Nordeste
Todos os estados da região Nordeste devem registrar chuvas. Elas ficam mais fortes nesta sexta, 05, no Piauí, Ceará, sul e leste do Maranhão, noroeste baiano, além de partes de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Essa chuva pode ajudar os produtores da região do Matopiba que estão com lavouras de segunda safra já plantadas. Para quem ainda tem alguma atividade no campo, como colheita ou semeadura, essa condição pode acabar atrasando.
Região Centro-Oeste
Os estados devem viver um misto de chuva e sol neste período. As precipitações não são descartadas, mas devem ocorrer de forma mais rápida e pontual, especialmente no Mato Grosso e norte de Goiás.
Nas demais regiões o tempo fica firme, com temperaturas um pouco mais altas. Para quem já plantou o milho safrinha, isso pode impactar e até provocar um certo estresse hídrico, mas nada como há duas semanas quando se observou uma onda de calor em partes do Mato Grosso do Sul, por exemplo. O tempo começa a mudar na outra semana, quando as chuvas mais regulares retornam.
Região Sudeste
As chuvas devem acontecer mais para o noroeste de Minas Gerais. O restante da região Sudeste pode até apresentar alguma nebulosidade, mas a probabilidade é que o tempo fique firme em quase todas as áreas.
“No fim de semana há uma expectativa de poucas chuvas. Porque no decorrer do fim de semana vai se formar uma frente fria na região Sul e o fluxo de umidade da Amazônia fica voltado mais ao Sul do país ao longo do fim de semana. Isso deve mudar na semana que vem com o avanço da frente fria”, afirma a meteorologista da Nottus, Desirée Brandt.
Região Sul
A frente fria começa a se formar no sábado, 06, o que deve levar chuvas e ventos de até 60 km/h para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná. Essas chuvas devem provocar inclusive temporais, segundo a meteorologista.
Esse tempo pode atrapalhar produtores de soja que estão colhendo o grão, mas favorece aqueles que estão com lavouras plantadas e precisam de umidade no solo. As temperaturas devem ficar mais amenas no sábado, 06, e no domingo, 07, com a chegada dessa frente fria.
Siga o Agro Estadão no Google News, WhatsApp, Instagram, Facebook ou assine nossa Newsletter
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña retorna e desafia a produção agropecuária
2
Verão 2024/25 terá chuvas acima da média e temperaturas mais amenas
3
Chuva e tempo quente: veja como será o clima em janeiro
4
Semana do Natal é marcada por chuva volumosa e persistente
5
Mato Grosso do Sul será o estado mais quente do país nesta semana
6
Inmet alerta para grande perigo de chuvas em áreas de MG, BA e ES
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Clima
Previsão do tempo: chuva volumosa e calor intenso no Brasil
Clima extremo exige atenção dos produtores para excesso de chuva no Norte e seca no Sul
Clima
La Niña retorna e desafia a produção agropecuária
Confirmada pelo NOAA, La Niña deve provocar mais chuvas no Norte e Nordeste do Brasil e tempo seco e irregular no Centro-Sul
Clima
Inmet alerta para grande perigo de chuvas em áreas de MG, BA e ES
Precipitações podem superar 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia; alerta vale até sexta
Clima
Mato Grosso do Sul será o estado mais quente do país nesta semana
Previsão é de chuva recorrente e volumosa no centro-norte brasileiro; aumento na nebulosidade reduz a incidência de luz solar em várias regiões
Clima
Chuva e tempo quente: veja como será o clima em janeiro
Inmet prevê temperatura 1ºC mais alta em todas as regiões; alguns estados devem ter chuvas acima da média neste primeiro mês de 2025
Clima
Semana do Natal é marcada por chuva volumosa e persistente
Faixa de nebulosidade se estende da costa do Sudeste até o interior do Brasil; chuva garante bons índices de água para o solo das lavouras
Clima
Verão 2024/25 terá chuvas acima da média e temperaturas mais amenas
A previsão é de um La Ninã de fraca intensidade; dezembro e janeiro devem ter invernada, o que pode comprometer o manejo das lavouras
Clima
Semana é marcada por chuvas no centro-norte brasileiro
Tempestade Biguá perde intensidade, mas ventos continuam moderados no RS