Clima
Onda de calor afeta regiões produtoras nesta semana
Temperaturas acima de 40°C, chuvas irregulares e estresse térmico podem comprometer lavouras em várias partes do Brasil

Paloma Custódio | Brasília
17/02/2025 - 05:00

A onda de calor que atingiu o Brasil nos últimos dias deve permanecer nesta semana em diversas regiões produtoras. Segundo a Tempo OK Meteorologia, as temperaturas seguem elevadas no Centro-Oeste, Sudeste, Sul e parte do Nordeste, com máximas podendo ultrapassar 40°C em algumas áreas. O calor intenso pode, inclusive, reduzir a produtividade e comprometer a qualidade dos grãos, devido ao estresse térmico e à baixa umidade do solo.
No Centro-Oeste do país, a temperatura pode variar entre 32°C e 40°C, com chuvas mal distribuídas no sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com as altas temperaturas e evapotranspiração intensa, a umidade do solo pode continuar diminuindo.
No Nordeste, o calor continuará predominando. No Maranhão, há previsão de chuvas mais significativas, provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A partir de quarta-feira, 19, essas chuvas podem se estender até o Piauí e sul do Ceará.
O calor intenso também persiste no Sudeste, onde o tempo será mais seco e firme. Mas pancadas de chuva podem ocorrer durante a tarde, por causa do intenso aquecimento durante o dia.
Na região Sul, a entrada de uma frente fria no sul do Rio Grande do Sul ajudará a amenizar as temperaturas. Porém, o fenômeno não deve avançar significativamente, mantendo temperaturas elevadas no Paraná. O retorno das chuvas no Sul do país deve provocar acumulados expressivos, principalmente no estado gaúcho, onde os volumes podem variar de 60 a 65 mm, com pontos isolados superando os 90 mm.
Em Santa Catarina, os acumulados variam entre 30 e 40 mm, podendo ultrapassar os 65 mm em algumas localidades. Há alta probabilidade de tempestades severas, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento acima de 60 km/h, e, eventualmente, granizo.
Já no Norte, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) manterá um padrão de chuvas intensas na faixa norte da região, especialmente no Amazonas, Pará, Amapá e norte do Tocantins. Os volumes podem superar os 75 mm em algumas localidades. Devido à frequência das precipitações, as temperaturas tendem a ser mais amenas em comparação com o restante do país. No entanto, no sul do Tocantins, onde as chuvas são menos frequentes, as temperaturas podem chegar aos 36°C nesta segunda-feira, 17.
Temperaturas máximas elevadas no Centro-Sul até 23/02
- RJ: entre 36°C e 40°C (~8°C acima da média)
- ES: entre 33°C e 35°C (~4°C acima da média)
- PR: entre 30°C e 32°C (~4°C acima da média)
- SP e MG: entre 33°C e 35°C (de 4 a 6°C acima da média)
- MS: entre 36°C e 39°C (~7°C acima da média)
- MT: entre 34°C e 36°C (até 5°C acima da média)
- GO: entre 35°C e 38°C (até 6°C acima da média)
- DF: entre 32°C e 35°C (até 5°C acima da média)
Umidade do solo: Impactos da onda de calor e chuvas
De acordo com a Tempo OK, os estados da região Centro-Oeste, a Bahia e o oeste de São Paulo são as localidades mais afetadas pelo calor intenso e pela escassez de chuvas, mantendo o solo seco e prejudicando o desenvolvimento das lavouras. Nas regiões Norte e Sul e em algumas áreas de Minas Gerais, o solo apresenta uma maior retenção de umidade devido às chuvas mais frequentes, beneficiando a produtividade agrícola.
Ao Agro Estadão, a meteorologista da Tempo OK, Kerollyn Andrzejewski, explica que a recomendação é “monitorar a umidade do solo e, onde possível, ajustar a irrigação para mitigar os impactos do calor. Redobrar a atenção com culturas sensíveis ao estresse térmico e acompanhar as previsões diárias para possíveis mudanças nas condições climáticas”.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Outono 2025 começa dando adeus às chuvas e ondas de calor
2
Frentes frias trazem chuva intensa e queda nas temperaturas
3
Ciclone extratropical e chuva intensa atingem o RS
4
Inmet/Inpe: outono terá temperaturas acima da média e menos chuvas no Centro-Sul
5
Chuva acima da média atinge regiões produtoras; frio chega no fim de abril
6
Chuva e temperaturas amenas marcam a última semana de março no interior do país

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Chuva acima da média atinge regiões produtoras; frio chega no fim de abril
Volumes elevados devem favorecer a umidade do solo em áreas de milho e soja; clima ameno predomina ao longo da semana

Clima
EarthDaily Agro: milho safrinha tem clima favorável no PR e em MS
Por outro lado, Goiás e Minas Gerais continuam com tempo seco, registrando volumes 50% abaixo do esperado

Clima
Planeta entra em condição de neutralidade climática; saiba o que esperar para os próximos meses
Este fim de semana deve ter frente fria no Sul e chuva no Matopiba; Inmet emite alerta de tempestade para o Mato Grosso do Sul

Clima
Semana tem previsão de chuva forte nos extremos do país
Volumes acima de 80 mm em áreas do Norte, Sul e Nordeste contrastam com tempo seco no interior do país
Clima
Frente fria provoca chuvas intensas e queda de temperatura no fim de semana
Apesar dos volumes expressivos de chuva no Sudeste, as regiões produtoras não devem ser impactadas; no Sul, há previsão de geada na Serra
Clima
Frentes frias trazem chuva intensa e queda nas temperaturas
Sistemas avançam pelo país ao longo da semana, com risco de temporais no Sudeste, mas permanece o alerta para baixa umidade do solo no interior
Clima
Ciclone extratropical e chuva intensa atingem o RS
Meteorologistas alertam para tempestades, ventos fortes e risco de granizo entre quinta e sexta-feira, com melhora do tempo no sábado
Clima
Chuva e temperaturas amenas marcam a última semana de março no interior do país
Umidade é benéfica para lavouras de algodão e milho segunda safra; confira a previsão do tempo para abril