Clima
Granizo pode atingir Paraná e São Paulo; Chuvas serão a tônica desta terça e quarta nas lavouras do país
Algumas regiões do Matopiba têm alerta de acumulado de chuvas, que podem passar dos 100 milímetros nesses dias

Daumildo Júnior | daumildo.junior@estadao.com
20/02/2024 - 12:36

As pancadas de chuva devem ser o cenário de boa parte do Brasil nesta terça-feira, 20, e quarta-feira, 21. No entanto, as cidades da divisa entre Paraná e São Paulo também podem ter a ocorrência de granizo. Além disso, as regiões ao norte do Maranhão e Piauí têm alerta vermelho do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para acumulado de chuvas.
Confira como fica o clima até o meio desta semana.
Região Norte
Previsão de pancadas de chuvas especialmente no sudeoeste e leste do Pará, além do Amazonas e Acre. Essas chuvas podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento.
O norte do Pará pode ter chuvas mais intensas, pois está sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Já Roraima terá algumas áreas com temperaturas mais elevadas.
Região Nordeste
Grande parte do Nordeste também deve ter chuvas, principalmente Maranhão, Piauí e norte do Ceará. Segundo o Inmet, o norte desses estados pode ter muitas chuvas nesses dias, podendo passar de 100 milímetros de acumulado.
A região também está sob atuação da ZCIT, que é caracterizada por ter muitas nuvens carregadas. No interior, também devem ocorrer chuvas devido a umidade e as altas temperaturas ao longo desta terça e quarta.
Região Centro-Oeste
Seguindo a tendência nacional, as chuvas devem seguir na região Centro-Oeste, podem ter raios e rajadas fortes de ventos. As partes que podem ter isso de forma mais intensa são o norte de Goiás e o norte e leste de Mato Grosso, o que requer atenção aos produtores que estão plantando soja ou safrinha.
Já no Mato Grosso do Sul o clima tende a permanecer mais firme, com alguma chuva passageira, especialmente no norte do estado.
Região Sudeste
As chuvas também devem seguir em praticamente todo Sudeste. As regiões produtoras de café nas divisas de Minas Gerais com Rio de Janeiro e Espírito Santo podem esperar mais chuvas para esses dias.
Também há um aviso de tempestades para o sul de Minas e centro-oeste de São Paulo. As quedas de granizo também podem acontecer pontualmente no estado paulista.
Região Sul
Devido ao calor e a umidade, os produtores do Paraná e do oeste de Santa Catarina podem ter pancadas de chuvas no fim do dia e durante a noite, o que ajuda os agricultores que estão em período de colheita.
Já no Rio Grande do Sul, onde o arroz produzido no estado começa a ser colhido, e parte leste de Santa Catarina, a previsão é de um tempo sem chuvas, apenas ocorrências passageiras. Além disso, as temperaturas devem ficar um pouco mais elevadas nos dois estados.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
2
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
3
Agosto: confira como ficará o clima no Brasil
4
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
5
Fim de semana terá frio intenso e geada; veja quais regiões devem se preparar
6
Frio intenso avança pelo Sul e Sudeste com risco de geada até sexta-feira, 1º

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Frente fria traz novos temporais ao Sul e reduz temperaturas no país
Inmet alerta para ventos fortes, granizo e possibilidade de geada. No RS, volumes podem alcançar 150 mm

Clima
Rural Clima: plantio antecipado da soja pode elevar potencial do milho 2ª safra
Janela mais segura de semeadura deve reduzir risco de perdas e ampliar produtividade do cereal

Clima
Seca e calor no primeiro semestre aumentam riscos para a produção agrícola
Período foi marcado por chuvas abaixo da média e temperaturas mais altas em boa parte do Brasil, segundo análise da Nottus

Clima
La Niña pode antecipar safra de soja 2025/26 no Brasil
Condições favorecem soja, café, cana e laranja, mas Sul segue vulnerável a estiagens e geadas
Clima
Geadas podem impactar mais de 400 mil sacas de café em MG
Segundo a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, frio intenso atingiu pelo menos 1.173 hectares no Cerrado Mineiro em 10 e 11 de agosto
Clima
Ciclone extratropical provoca ventos fortes e risco de temporais
Fenômeno, que se formou entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, atinge diretamente estados do Sul, do Sudeste, além do MS
Clima
Próximos dias terão calor intenso, chuvas e risco de granizo
Previsão indica até 40°C em alguns estados; tempo seco predomina no país, mas avanço de frente fria pode trazer tempestades
Clima
Frio segue no Sul e Sudeste. Veja áreas com risco de geada
Previsão do Inmet indica tempo firme e umidade relativa abaixo de 30% em diversas regiões do país