Clima
Feriadão com chuva e queda de temperatura no Centro-Sul do país
Umidade será bem-vinda para as lavouras do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto o Nordeste deve ter predomínio de tempo firme e calor

Paloma Custódio | Guaxupé (MG) | paloma.custodio@estadao.com
18/04/2025 - 13:35

O feriadão de Páscoa e Tiradentes será marcado por chuva e queda de temperatura no centro-sul do país. No Sudeste e Centro-Oeste, as áreas de instabilidade que já atuam há alguns dias devem se intensificar com a chegada de uma frente fria ao longo do fim de semana prolongado.
Segundo a Nottus Meteorologia, há previsão de chuva em todas as áreas produtoras dessas duas regiões do país. “É uma umidade muito bem-vinda para as lavouras”, destacou Alexandre Nascimento, sócio-diretor e meteorologista da Nottus, em entrevista à reportagem.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que as chuvas mais intensas devem ocorrer no oeste e centro-norte do estado de São Paulo nesta sexta-feira, 18, persistindo ao longo do sábado, 19. No litoral, a precipitação será mais moderada, influenciada pela passagem de um sistema frontal pelo oceano.
Com esse cenário, algumas regiões poderão registrar queda nas temperaturas no domingo, 20. Já na segunda-feira, 21, o interior do estado deve apresentar tempo mais firme, com predomínio de poucas nuvens.
Na Região Sul, uma nova frente fria começa a se deslocar pelo oceano a partir desta sexta-feira, provocando instabilidades. “As chuvas mais fortes devem ocorrer no norte do Paraná. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, chove fraco até sábado e depois o tempo seca e esfria”, ressalta Alexandre Nascimento.
Segundo o Inmet, as chuvas serão benéficas para restabelecer a umidade do solo da região Sul, que ficou mais seco durante o início do ano. A exceção são em regiões em processo de colheita que esperam pela diminuição da umidade, é o caso dos orizicultores que viram as chuvas das últimas semanas reduzirem a produtividade e atrasarem os trabalhos.
Entre sábado e segunda-feira, essa massa de ar frio também deve favorecer a formação de uma geada fraca em algumas áreas da Região Sul.
No Nordeste, a previsão é de chuva volumosa em áreas do sul da Bahia, no Planalto da Conquista e no Litoral Norte do estado. Nas demais regiões, o feriadão deve ser marcado por predomínio de sol e calor intenso. “O tempo deve favorecer as condições de colheita no Matopiba”, afirma o meteorologista da Nottus.
A frente fria que avança rapidamente pelo país ao longo do fim de semana pode aumentar as condições de chuva no Tocantins e no Pará a partir de domingo. Nas demais áreas, as precipitações seguem dentro da normalidade para o período.

Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Clima
1
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
2
Vai começar o plantio da soja? Veja a previsão de chuva na sua região
3
Clima pode fazer o alface desaparecer do Brasil até o fim do século; entenda
4
Frente fria marca início da primavera com chuva e risco de geada
5
RS leva ações pós-enchente à Semana do Clima em Nova Iorque
6
Agência norte-americana eleva para 71% a chance de La Niña

PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas

Clima
Fim de semana com temporais no Sul e tempo firme no Centro-Oeste e Sudeste
Instabilidades da Amazônia beneficiam lavouras no Mato Grosso; frente fria avança no domingo e pode trazer temporais com granizo no Sul

Clima
Previsão do tempo: veja como será outubro no Brasil
Inmet prevê chuvas irregulares e calor acima da média em quase todo o País

Clima
Veja como vai ficar o clima neste fim de semana
As regiões Centro-Oeste e Sudeste terão tempo firme, enquanto o Sul deverá receber um volume significativo de chuva

Clima
Chuvas retornam com a primavera e devem favorecer plantio
Estação deve ter precipitações dentro da média no Sudeste e Centro-Oeste; temperaturas podem subir e provocar ondas de calor, mas não duradouras
Clima
Inmet confirma possibilidade de La Niña na safra 2025/2026
De setembro a novembro, o La Niña deve provocar chuva abaixo da média histórica e temperaturas acima da média; confira a previsão
Clima
Sem chuva, MS prorroga emergência ambiental até novembro
Análise técnica aponta temperaturas acima de 38 °C e até 90 dias sem chuva significativa em algumas regiões
Clima
RS leva ações pós-enchente à Semana do Clima em Nova Iorque
Evento começa nesta sexta, 19, e vai até a próxima quinta, 25; programação prevê painéis, reuniões bilaterais e visitas técnicas
Clima
Frente fria marca início da primavera com chuva e risco de geada
Neste fim de semana, já estão previstos temporais com possibilidade de granizo; confira onde