Projeto de expansão da conectividade mapeará áreas prioritárias e será financiado pelo FUST
O acesso à telefonia e internet 4G deve ficar mais fácil para pequenos produtores. O Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), o Ministério das Comunicações (MCom), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) firmaram um acordo de cooperação técnica para levar esses serviços a agricultores familiares, assentados, quilombolas e ainda para os povos e comunidades tradicionais.
O acordo assinado, nessa quarta-feira, 19, prevê o uso de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) para financiar os projetos relacionados à conectividade.
A parceria prevê uma divisão das tarefas entre os órgãos:
“Esse tema é fundamental na zona rural, porque se nós queremos ter progresso, juventude no campo e viabilizar os negócios dos agricultores familiares, nós temos que ter esse meio de comunicação moderno. Esse diálogo é fundamental para universalizar o acesso ao celular nas zonas rurais brasileiras, porque isso vai possibilitar que as pessoas continuem morando e fazendo as suas atividades no campo e tendo relação com o mundo”, disse o ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em nota.