Agropolítica
MP para importação de arroz depende de orçamento extra
Conab diz que autorização para compra de 1 milhão de toneladas do cereal é uma “prevenção”
2 minutos de leitura 08/05/2024 - 21:27
Fernanda Farias | fernanda.farias@estadao.com
A Medida Provisória que vai autorizar a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a realizar a importação de um milhão de toneladas de arroz do exterior pode ficar pronta nesta quinta-feira, 09. Até o horário da publicação desta reportagem, equipes do governo trabalhavam na elaboração do texto para ser publicado no Diário Oficial da União (DOU). O presidente da Conab contou ao Agro Estadão que técnicos da companhia participavam da discussão no Palácio do Planalto.
“Meu diretor me ligou há pouco, estão discutindo porque precisamos de um orçamento extra”, afirmou Edegar Pretto, que é gaúcho e está em Porto Alegre (RS), participando do gabinete de crise montado no Palácio Piratini, sede do governo estadual. Segundo Pretto, não existe um valor definido ainda.
A medida provisória é necessária porque a operação será de importação. Após a publicação no DOU, a MP passará por votação no Congresso Nacional. Edegar Pretto explica que a autorização será como uma “carta na manga” para garantir o abastecimento, mas sem causar problemas aos produtores de arroz.
“Temos que deixar isso muito claro. Não significa que vamos comprar um milhão de toneladas, nem que vai ser agora, e que vamos usar toda ela”, afirma Pretto. Ela é necessária porque não podemos ficar vulneráveis à especulação. Precisamos ter uma proteção para o consumidor, mas proteção também à produção nacional”, completa.
No final da tarde desta quarta-feira, o ministro da Agricultura reforçou a jornalistas que a intenção é evitar a especulação. “Se possível [comprar] já descascado e embalado e distribuir para evitar inflação de alimentos, sobrepreço . Já, já tudo volta ao normal e o Rio Grande do Sul volta a abastecer o Brasil de arroz”, disse Carlos Fávaro.
Ele também garantiu que não há necessidade de reduzir a alíquota de importação, porque o arroz deve ser comprado do Mercosul – pela facilidade logística e rapidez – que já tem tarifa zero. Desde o anúncio da intenção de realizar o leilão, entidades do setor produtivo têm feito críticas sobre a necessidade da medida.
RS tem arroz, mas estradas para escoar a produção estão destruídas ou alagadas
O presidente da Conab destaca o trabalho que está sendo feito no Rio Grande do Sul, que prioriza os resgates no momento. A avaliação das dimensões das perdas será em um segundo momento, quando houver condições de chegar nas propriedades. Edegar Pretto lembra, também, que cerca de 80% do arroz já haviam sido colhidos e estão nos armazéns.
“Não podemos dimensionar o que se perdeu nos armazéns, mas temos notícias de uma região [entre Porto Alegre e Santa Maria] que a água entrou nos armazéns, e é uma importante região produtora”, analisa.
Segundo Pretto, há muito arroz de qualidade guardado que não tem condições de ser escoado no momento pela dificuldade logística. “Não sabemos quanto tempo levará para a trafegabilidade voltar em 100%”, afirma.
Na noite desta quarta-feira, 85 trechos em 44 rodovias estaduais e federais estavam com bloqueios totais e parciais, incluindo estradas e pontes, de acordo com o Governo do Rio Grande do Sul. Confira alguns trechos abaixo ou acesse o mapa interativo.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agropolítica
1
BNDES orienta bancos sobre novas regras para financiamento a produtores rurais no RS
2
CMN ajusta norma do PCA para câmaras frias
3
Luis Rua é nomeado secretário de Relações Internacionais
4
Governo prevê retorno das exportações de frango do RS para China em outubro
5
Brasil abre mais 20 novos mercados para produtos agro
6
Produtores afetados por queimadas poderão recorrer à linha do Plano Safra
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agropolítica
Mapa quer discutir regulamentação da lei europeia antidesmatamento com o setor produtivo
Secretário de Relações Internacionais do Mapa também avalia aberturas de mercado e confirma expectativa de chegar a 300 até o fim do ano
Agropolítica
Bioinsumos, incêndios, Marco Temporal e União Europeia são prioridades na agenda da FPA
Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária criticou atuação do governo no combate às queimadas e qualificou como “incompentente” a ministra Marina Silva
Agropolítica
Lula sanciona lei do Combustível do Futuro
Lei trata de mobilidade sustentável, propõe o aumento da mistura do biodiesel ao óleo diesel e eleva o percentual mínimo obrigatório de etanol na gasolina
Agropolítica
“Vamos buscar todas as oportunidades que existirem em todas as cadeias produtivas”, diz novo secretário de Relações Internacionais do Mapa
Luís Rua tomou posse na tarde desta sexta, 04, e falou com exclusividade ao Agro Estadão sobre as “missões” dadas pelo ministro da Agricultura
Mapa troca diretor de Gestão de Risco
Jonatas Pulquério lamenta a saída após 18 meses e afirma: “sempre fui crítico ao modelo do seguro rural”
Luis Rua é nomeado secretário de Relações Internacionais
Saída de Roberto Perosa acontece três dias após substituir Fávaro no Mapa
Entidades agrícolas da Alemanha pedem que UE adie implementação de lei antidesmatamento
Em comunicado, as entidades disseram que a lei trará enormes impactos negativos para a agricultura e a silvicultura na Alemanha se entrar em vigor na sua forma atual ao fim de 2024
Brasil abre mais 20 novos mercados para produtos agro
O mês de setembro tem, até o momento, 50 aberturas de mercados para produtos brasileiros