PUBLICIDADE

Agropolítica

BRICS têm nova agenda agrícola com foco em sustentabilidade e segurança alimentar

Declaração Ministerial reúne compromissos para restaurar terras degradadas e ampliar o comércio agrícola sustentável entre os 11 países do bloco

Nome Colunistas

Redação Agro Estadão | Atualizada às 16h48

17/04/2025 - 15:09

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Encerrando os trabalhos do Grupo de Trabalho (GT) da Agricultura do BRICS nesta quinta-feira, 17, os países do bloco firmaram uma série de compromissos que irão compor a nova Declaração Ministerial de Agricultura. O documento busca reforçar a cooperação entre os membros em temas estratégicos para o setor.

Entre os principais avanços, estão: a criação da parceria dos países do BRICS para a restauração de terras degradadas; a valorização da agricultura familiar; a ampliação do comércio agrícola sustentável; o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional; a pesca e a aquicultura sustentáveis; a promoção da participação de mulheres e jovens; a sustentabilidade e a inovação; a mecanização e a tecnologia para pequenos produtores; a facilitação do comércio com certificação eletrônica e o compromisso com o Plano de Ação 2025-2028.

Durante o GT, os países também discutiram sobre a facilitação do comércio com certificação eletrônica, manifestando apoio à adoção de normas definidas pelo Centro das Nações Unidas para Facilitação do Comércio e Negócios Eletrônicos (ONU/CEFACT), além de defenderem a integração entre as plataformas nacionais de certificados digitais fitossanitários e veterinários. O objetivo é tornar o comércio de produtos agrícolas, animais e pescados mais seguro, ágil e eficiente. Ao Agro Estadão, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luis Rua, havia apontado o entendimento sobre a certificação eletrônica como um dos principais avanços a serem alcançados na reunião.

Outro destaque do acordo é a criação de uma parceria voltada à recuperação de áreas degradadas, com foco na agricultura sustentável, em florestas plantadas e na segurança alimentar. A iniciativa também pretende impulsionar pesquisas sobre degradação do solo e soluções técnicas, além de estimular o financiamento por meio de bancos de desenvolvimento e do setor privado.

Durante o encontro, o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, ressaltou o papel estratégico do BRICS na liderança de uma agenda global voltada à produção sustentável de alimentos, à justiça social no campo e à inovação tecnológica adaptada às realidades do Sul Global. 

PUBLICIDADE

“O futuro da agricultura está diretamente ligado à capacidade de nossos países de inovar com equidade, produzir com responsabilidade e cooperar com confiança”, destacou Fávaro. “O BRICS tem uma responsabilidade crescente na arquitetura da segurança alimentar mundial. Somos líderes na produção de grãos, carnes, fertilizantes e fibras”, completou.

BRICS respondem por 70% da produção agrícola do mundo

Foto: Adobe Stock

Coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa), o encontro reuniu representantes dos 11 países que atualmente compõem o grupo das principais economias emergentes — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Indonésia, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Com expressiva presença global, os países do BRICS respondem por 30% das terras agrícolas do mundo, 30% da pesca extrativa, 70% da produção aquícola e cerca de 50% da população global, o que os coloca em uma posição estratégica no cenário da segurança alimentar internacional. 

Além disso, o bloco concentra mais da metade dos 550 milhões de estabelecimentos familiares agrícolas existentes no planeta, responsáveis por aproximadamente 80% do valor da produção global de alimentos.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Goiás confirma primeiro caso de gripe aviária em aves de subsistência

Agropolítica

Goiás confirma primeiro caso de gripe aviária em aves de subsistência

Laudo técnico divulgado pela Agrodefesa nesta sexta-feira, 13, deu positivo para as mortes registradas em Santo Antônio da Barra

FPA critica MP das LCAs e diz que cidadão ‘vai pagar a conta’

Agropolítica

FPA critica MP das LCAs e diz que cidadão ‘vai pagar a conta’

Bancada lança carta à sociedade brasileira em que rebate falas do ministro da Fazenda e aponta impactos sobre o preço dos alimentos

Mapa publica ZARC para a cultura da mamona

Agropolítica

Mapa publica ZARC para a cultura da mamona

Resistente à seca, planta é uma alternativa para diferentes regiões é valorizada, principalmente, por conter alto teor de óleo

Autocontrole: decreto regulamenta processos administrativos em casos de infrações de empresas

Agropolítica

Autocontrole: decreto regulamenta processos administrativos em casos de infrações de empresas

Regramento traz a possibilidade de recorrer a mais de uma instância ou converter a penalidade em um Temo de Ajustamento de Conduta

PUBLICIDADE

Agropolítica

Taxação das LCAs: entidades do agro repudiam MP do governo federal  

Federações da Agricultura e Pecuária afirmam que irão trabalhar para que deputados e senadores barrem a medida

Agropolítica

Há maneiras de compensar o fim da isenção para títulos, afirma Haddad

Ministro disse ainda que agro mudará de opinião sobre medidas se aceitar reunião com Fazenda

Agropolítica

Setor de arroz acredita em redução de área no próximo ano

Governo se comprometeu a encontrar alternativa para ajudar produtores, que veem preços estarem próximos do mínimo

Agropolítica

Haddad diz que agro está sendo patrocinado pelo governo e cita orgulho do setor

Declaração foi feita durante audiência pública das comissões de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.