
AGRISHOW 2025
TIM vai chegar a 26 milhões de hectares com 4G no Campo e anuncia novas parcerias
Comunicado foi feito na Agrishow 2025, com destaque para acordo com o Grupo Pedra Agroindustrial
09/05/2025 - 08:00 | Por: Estadão Blue Studio e TIM
Foto: Divulgação TIM
Sumário
Na Agrishow, uma das maiores feiras do agronegócio no Brasil, a TIM, operadora líder do 4G no campo, anunciou que tem a meta de ampliar em 6 milhões de hectares sua cobertura rural. Por meio do projeto 4G TIM no Campo, a operadora atingirá a cobertura de 26 milhões de hectares até o fim de 2025, o equivalente a três vezes o território do Estado do Rio de Janeiro.
Alexandre Dal Forno, diretor de IoT & 5G da TIM Brasil, comentou a expertise da empresa na transformação digital do agronegócio com soluções que vão além da conectividade.
“Na Agrishow 2025, reforçamos o compromisso de contribuir para que o agro opere com eficiência, sustentabilidade e inovação. As soluções apresentadas mostram como a tecnologia pode ser uma grande aliada no dia a dia do campo – do planejamento à colheita, da gestão à prevenção”, explicou.
Durante o evento, que aconteceu em Ribeirão Preto, a TIM destacou o diferencial de possuir a maior rede NB-IoT do País, que é fundamental para conexão de máquinas e sensores no campo. Nos últimos 12 meses, a operadora fechou R$ 273 milhões em receitas contratadas em IoT no segmento B2B. Entre as soluções apresentadas no seu estande, foi destacada a SmartBio Pragas, ferramenta desenvolvida com a startup Smartbreeder, que utiliza inteligência artificial e IoT para monitorar e controlar pragas de forma mais eficiente e sustentável.
“Desde 2018, a TIM investe para levar conectividade e transformação digital ao agronegócio. Além disso, nosso time conta com engenheiros agrônomos que nos ajudam a entender e atuar nas dores do produtor”, contou Dal Forno.
Novas parcerias
Tamanha expertise rendeu negócios com mais de 60 empresas do setor agro, como BP Bioenergy, SLC Agrícola, Citrosuco, Jalles, São Martinho, Amaggi, Adecoagro, entre outras. Ainda na Agrishow, a companhia formalizou negócios com um dos principais conglomerados do setor sucroenergético brasileiro, o Grupo Pedra Agroindustrial. A cobertura total vai chegar a 1 milhão de hectares, conectando mais de 4.500 máquinas e dispositivos, beneficiando 37 mil pessoas, mais de 4 mil propriedades rurais, 9 escolas públicas e 4 unidades de saúde. O projeto contempla três unidades no Estado de São Paulo e uma em Mato Grosso.
“A conectividade tem um papel estratégico nas nossas operações, pois influencia diretamente na eficiência de toda a cadeia, do plantio à industrialização. A parceria com a TIM marca um passo importante na nossa jornada de digitalização, permitindo mais precisão na gestão do maquinário, maior agilidade nas decisões de campo e mais segurança na integração entre as etapas agrícolas e industriais”, explicou José Marcio Cavalheire, diretor administrativo e financeiro do Grupo Pedra Agroindustrial.
A TIM reconhece o papel fundamental do setor sucroenergético na economia do País e a parceria com o Grupo Pedra Agroindustrial converge com o objetivo da empresa de trabalhar pela conectividade na produção agrícola. “Estamos muito felizes com a nossa escolha por um dos principais grupos do Brasil, o Grupo Pedra Agroindustrial”, comemorou Dal Forno.
Por meio da conectividade, a TIM beneficia atualmente 1,9 milhão de pessoas no campo, englobando uma área de 306 mil propriedades rurais, 437 escolas públicas, 141 unidades de saúde rurais e 1.043 cidades. O pioneirismo nesses sete anos de atuação rural permite que a mesma tecnologia que um usuário de rede tem na Avenida Paulista, em São Paulo, possa ser usada pelo produtor rural em meio ao trabalho no campo, em Mato Grosso.
Com isso tudo, a TIM continua habilitando a digitalização do agronegócio brasileiro. “Acreditamos que a conectividade é a base para a transformação digital do agro brasileiro. E, por isso, continuamos a levar nossa experiência para os produtores rurais, beneficiando o setor com soluções além da conectividade. Trabalhamos fortemente para aumentar a produtividade do agronegócio e a inclusão digital da população rural”, encerrou Dal Forno.
Publicado em : 09/05/2025 - 08:00
Por: Estadão Blue Studio e TIM - 3 minutos de leitura