PUBLICIDADE

AGRISHOW 2025

Agrishow deve comprovar retomada do mercado de máquinas agrícolas

Faturamento previsto para a 30ª edição da feira, 10% maior que o do ano passado, é reflexo do otimismo do setor

Nome Colunistas

Igor Savenhago | Ribeirão Preto (SP)

23/04/2025 - 08:48

Movimento financeiro da Agrishow é um indício de como o mercado de máquinas agrícolas vai se comportar ao longo do ano. Foto: Agrishow/Divulgação
Movimento financeiro da Agrishow é um indício de como o mercado de máquinas agrícolas vai se comportar ao longo do ano. Foto: Agrishow/Divulgação

A expectativa da organização da Agrishow 2025 de que a feira fature R$ 15 bilhões durante sua 30ª edição, de 28 de abril a 2 de maio, reflete o otimismo com a retomada do mercado de máquinas agrícolas — que, em 2024, registrou queda de 17,1% na comercialização. 

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) prevê, para 2025, um faturamento de R$ 65 bilhões para o segmento do agro, o que representaria um aumento de 8% na comparação com o ano passado. O índice é um pouco menor do que a alta projetada para a Agrishow, de 10,3% — um demonstrativo de que os negócios da feira geralmente são um termômetro do que vai acontecer ao longo do ano.    

Segundo a Abimaq, a agropecuária representa 22% das vendas da indústria nacional de máquinas e equipamentos — quase uma em cada quatro. Para o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da entidade, Pedro Estevão, apesar de ser um percentual expressivo, há potencial para mais. “O agronegócio está em constante evolução, buscando mais eficiência e produtividade, ao mesmo tempo em que responde às crescentes demandas por práticas agrícolas sustentáveis”, afirma, em nota. 

Nesse sentido, a evolução da tecnologia embarcada será, ainda conforme Estevão, um fator para impulsionar cada vez mais as vendas, tanto para o mercado interno quanto para o externo. “As máquinas agrícolas desempenham um papel crucial nesse processo [de busca pela sustentabilidade], já que otimizam o uso de recursos naturais, como água e energia, enquanto melhoram processos produtivos com foco na preservação ambiental”, complementa.

Máquinas agrícolas com autonomia

 AGRISHOW MÁQUINAS
Estação de recarga da Solinftec permite trabalho autônomo de robô durante toda a safra. Foto: Solinftec/Divulgação

De olho nas oportunidades que a Agrishow oferece, os fabricantes costumam guardar suas principais novidades para anunciar durante a feira. A Solinftec, por exemplo, líder global em soluções de inteligência artificial, que apresentou, em edições anteriores, inovações como a Alice — plataforma que armazena informações do campo e responde dúvidas dos agricultores —  e o Solix —  robô 100% elétrico que aplica, sozinho, herbicidas nas lavouras, além de ajudar no controle de insetos –, prepara, desta vez, o lançamento da Estação de Refil, para permitir que o Solix funcione de forma totalmente autônoma em toda a safra. 

PUBLICIDADE

Movida a energia solar, a estação decide, por meio de inteligência artificial (IA), o momento em que o robô deve ser recarregado e executa a tarefa sem a necessidade de intervenção humana. De acordo com Bruno Pavão, CRO (Chief Robotics Operation) da companhia, múltiplos robôs Solix podem ser reabastecidos simultaneamente, de forma ordenada também por IA. 

Segundo a empresa, isso é possível mesmo nas operações denominadas “enxame” — em que várias unidades do Solix são mobilizadas de uma só vez para combater infestações em grandes áreas. A estação “entende” rapidamente a demanda e ajusta o abastecimento também de forma ágil. 

“Em cada talhão, plantas específicas podem surgir, dependendo do estágio da cultura. Por isso, projetamos uma estação de recarga para permitir que o Solix tenha uma tomada de decisão mais assertiva sobre o momento de reabastecimento, com o foco em desempenho e ‘timing’ correto para que o produto chegue no alvo e realize a sua função”, diz Pavão.  

Oportunidades

 AGRISHOW MÁQUINAS
Plantadeira da Valtra tem distribuição do chassi para as pontas, que promete profundidade homogênea das sementes. Foto: Valtra/Divulgação

A Valtra, que celebra 65 anos de atuação no Brasil, vai expor, além de sua mais nova linha de tratores, a plantadeira Valtra Momentum, que opera a partir de 18 linhas de plantio. A inovação nesta máquina, conforme a empresa, é que a carga é distribuída do chassi para as pontas, de forma que a deposição de sementes tenha profundidade homogênea. 

Cláudio Esteves, diretor de Vendas da Valtra, afirma que a Agrishow é um dos momentos mais esperados do ano para a marca, pois coloca em evidência tecnologias que abrem caminhos para revolucionar o dia a dia no campo e também para estreitar contatos com os produtores. 

Por isso, além dos lançamentos que estão sendo divulgados, ele garante que haverá mais um. Mas este, por enquanto, é segredo. Muito bem guardado. “É algo que vai complementar nosso portfólio e conferir mais potência e inovação tecnológica para as operações”, declara, reiterando o otimismo do setor.

Siga o Agro Estadão no WhatsApp, Instagram, Facebook, X, Telegram ou assine nossa Newsletter

PUBLICIDADE

Notícias Relacionadas

Vibra apresenta inovações tecnológicas para o agro na Agrishow 2025

CONTEÚDO PATROCINADO

Vibra apresenta inovações tecnológicas para o agro na Agrishow 2025

Empresa reforça compromisso com setor agrícola ao lançar produtos e soluções voltados à alta performance, eficiência operacional e inovação no campo

TIM vai chegar a 26 milhões de hectares com 4G no Campo e anuncia novas parcerias

CONTEÚDO PATROCINADO

TIM vai chegar a 26 milhões de hectares com 4G no Campo e anuncia novas parcerias

Comunicado foi feito na Agrishow 2025, com destaque para acordo com o Grupo Pedra Agroindustrial

Expositores focam na oferta de veículos elétricos na Agrishow

AGRISHOW 2025

Expositores focam na oferta de veículos elétricos na Agrishow

Lançamentos de drone, caminhão-pipa e pá-carregadeira mostram que fabricantes apostam no crescimento desse mercado no agro brasileiro

Solo deixa de ser coadjuvante para virar um dos protagonistas da Agrishow

AGRISHOW 2025

Solo deixa de ser coadjuvante para virar um dos protagonistas da Agrishow

Tecnologias para o cuidado com a terra ganharam relevância nos estandes e foram tema de acordo de cooperação para testes com biológicos

PUBLICIDADE

AGRISHOW 2025

Para além das lavouras, Solinftec inova com robô na pecuária

Na Agrishow 2025, uma das maiores AgTechs do mundo, anuncia nova aplicação do robô Solix, agora também em áreas de pastagem

AGRISHOW 2025

Yara aposta em adubação de base e lança novo fertilizante 

Produto, apresentado da Agrishow, visa menor impacto ambiental em culturas de cana, café, soja, milho e citros

AGRISHOW 2025

Campo conectado: Agrishow mostra a força do “agro de dados”

Tecnologias expostas na feira demonstram que a tomada de decisões está cada vez mais baseada em informações precisas

AGRISHOW 2025

Paulo Teixeira ironiza a presença de pré-candidatos da oposição na Agrishow

Cinco governadores visitaram a feira desde a abertura, quatro deles são considerados potenciais candidatos da oposição à presidência

Logo Agro Estadão
Bom Dia Agro
X
Carregando...

Seu e-mail foi cadastrado!

Agora complete as informações para personalizar sua newsletter e recebê-la também em seu Whatsapp

Sua função
Tipo de cultura

Bem-vindo (a) ao Bom dia, Agro!

Tudo certo. Estamos preparados para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e relevante para você.

Mantenha-se conectado!

Fique atento ao seu e-mail e Whatsapp para atualizações. Estamos ansiosos para ser parte do seu dia a dia no campo!

Enviamos um e-mail de boas-vindas para você! Se não o encontrar na sua caixa de entrada, por favor, verifique a pasta de Spam (lixo eletrônico) e marque a mensagem como ‘Não é spam” para garantir que você receberá os próximos e-mails corretamente.