Agricultura
Moagem de cana avança no Centro-Sul
Unica registra crescimento de 0,3% e recuo na proporção da cana voltada à produção de açúcar
Broadcast Agro
30/10/2025 - 12:25

As usinas do Centro-Sul do Brasil moeram 34,037 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na primeira quinzena de outubro da safra 2025/26 (abril de 2025 a março de 2026), em comparação com 33,937 milhões de tonelada em igual período da temporada anterior, alta de 0,30%. As informações são do levantamento quinzenal da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), divulgado nesta quinta-feira, 30.
Na primeira quinzena de outubro, operavam 255 unidades produtoras na região Centro-Sul, das quais 234 unidades com processamento de cana, dez empresas que fabricam etanol a partir de milho e 11 usinas flex. No mesmo período da safra anterior, 258 unidades produtoras estavam em operação.
Conforme levantamento da Unica, nos primeiros quinze dias de outubro, 12 unidades encerraram a moagem. No acumulado desde o início da safra, 18 unidades já concluíram o processamento da cana, ante 12 usinas no mesmo período do ciclo anterior.
A produção de açúcar nos primeiros quinze dias de outubro totalizou 2,484 milhões de toneladas, alta de 1,25% ante a safra anterior (2,454 milhões de t). Na primeira quinzena de outubro, a proporção da matéria-prima direcionada para a fabricação do adoçante recuou 3 pontos porcentuais, passando de 51,3% para 48,2%. O resultado é ainda mais expressivo nos Estados de São Paulo e Paraná, cujos índices recuaram 3,4 e 9,1 pontos porcentuais, respectivamente, destacou a Unica.
Segundo o diretor de Inteligência Setorial da Unica, Luciano Rodrigues, “desde o início de setembro, nota-se uma tendência de recuo na proporção de cana direcionada à fabricação de açúcar. Inicialmente esse movimento esteve concentrado nas unidades produtoras dos Estados da região Centro-Oeste, mas agora também se intensificou em importantes polos de produção do adoçante, como São Paulo e Paraná.”
Na primeira metade de outubro, a fabricação de etanol pelas unidades do Centro-Sul atingiu 2,01 bilhões de litros, dos quais 1,24 bilhão de litros de etanol hidratado (-5,61%) e 771,72 milhões de litros de etanol anidro (+6,93%).
Do total de etanol obtido na primeira quinzena de outubro, 18,41% foram fabricados a partir do milho, registrando produção de 370,56 milhões de litros neste ano, em comparação com 353,13 milhões de litros no mesmo período do ciclo 2024/2025 – aumento de 4,94%.
Em relação à qualidade da matéria-prima, o nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) registrado na primeira quinzena de outubro atingiu 158,78 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, contra 160,32 kg por tonelada na safra 2024/2025 – queda de 0,96%.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
5 frutas do Cerrado que você precisa conhecer
2
Metanol, e-metanol e etanol: entenda as diferenças essenciais
3
Javalis avançam sobre lavouras e nascentes em Bonito (MS)
4
PCC expande atuação sobre o agronegócio
5
Você conhece esse ipê raríssimo?
6
Tipos de páprica: o tempero que colore e transforma pratos
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Paraná: safra de soja 25/26 deve ser de 22 milhões de toneladas
Boas condições climáticas impulsionam o plantio e devem elevar a colheita de soja em 4% e de milho em 13%
Agricultura
Bicheira da semente preocupa produtores de soja; veja dicas de manejo
Tratamento de sementes, escolha de épocas adequadas de plantio e monitoramento do número de plantas são as principais recomendações
Agricultura
IAC recebe dois reconhecimentos no exterior
Instituto foi premiado pela FAO, por desenvolvimento e adoção de variedades de citros mais resistentes ao clima, e teve cientista entre os melhores do mundo
Agricultura
Pró-Trator facilita acesso de pequenos produtores a máquinas agrícolas
Crédito subsidiado pelo governo de SP oferece juros até quatro pontos percentuais menores e limite de R$ 50 mil por produtor
Agricultura
Enxofre sobe 115%, pressiona custos e preocupa indústria de fertilizantes
Oferta global apertada e avanço da demanda da China e Índia sustentam a valorização das cotações no mercado internacional
Agricultura
Cafeicultura de Rondônia une tecnologia e sustentabilidade para crescer
Em 22 anos, produtividade subiu de 7,8 para 50,2 sacas por hectare; estudo da Embrapa mostra salto tecnológico
Agricultura
Conab: Brasil semeou 34% da área de soja 2025/26
Dados revelam atraso no plantio da soja e avanço no milho e no arroz em relação à safra anterior
Agricultura
Conheça a flor que desafia a seca da Caatinga
Além da beleza, a cebola-brava da Caatinga atrai polinizadores e indica a saúde do solo, contribuindo para a biodiversidade local