Agricultura
Brasil semeou 47% da área prevista para soja 2025/26
Boletim da Conab mostra progressos diferentes entre as principais culturas da safra 2025/26
Broadcast Agro
04/11/2025 - 08:55

O plantio de soja da safra 2025/26 no Brasil alcançava, no último sábado (1), 47,1% da área prevista, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em boletim semanal de progresso de safra. Esse porcentual representa avanço de 12,7 pontos porcentuais em relação à semana anterior. Na comparação com igual momento da safra 2024/25, os trabalhos estão 6,2 pontos porcentuais atrasados. Ante a média dos últimos cinco anos, de 54,7%, há atraso de 7,6 pontos porcentuais.
Entre os principais produtores, Mato Grosso lidera os trabalhos, com 80,1% da área plantada, seguido por Mato Grosso do Sul, com 73%. Paraná e São Paulo contam com 71% e 60% da área plantada, respectivamente.
Já o plantio de milho verão 2025/26 atingia no sábado 42,8% da área prevista, avanço de 2,8 pontos porcentuais em comparação com a semana anterior. Em comparação com igual período da safra passada, os trabalhos estão 0,7 ponto porcentual adiantados. Na comparação com a média das últimas cinco safras, há atraso de 1,7 ponto porcentual.
Paraná, com 98% da área semeada, lidera os trabalhos, seguido de Santa Catarina, com 89%, e Rio Grande do Sul, com 86% das lavouras cultivadas.
A semeadura do arroz 2025/26 cobria 53,8% da área prevista, avanço de 7,8 pontos porcentuais em comparação com o sábado anterior, segundo a Conab. No comparativo com igual momento da safra 2024/25, há atraso de 1,1 ponto porcentual. Em relação à média dos últimos cinco anos, de 57,8%, os trabalhos estão atrasados em 4 pontos porcentuais. Santa Catarina já semeou 83% da área, seguida por Rio Grande do Sul, com 69%, e Goiás, com 26%.
A Conab informou ainda que o plantio de feijão alcançou 34,2% da área, avanço de 10,3 pontos porcentuais ante a semana anterior, mas atraso de 2,1 pontos porcentuais em um ano. O cultivo está em linha com a média de cinco anos. São Paulo já concluiu a semeadura. Entre os Estados que ainda cultivam a leguminosa, Paraná lidera os trabalhos com 85% da área semeada.
Quanto à safra de trigo 2024/25, a colheita atingia, no sábado, 50,9% da área, avanço de 7,6 pontos porcentuais em comparação com a semana anterior. Há atraso, porém, de 18,4 pontos porcentuais ante igual período da safra 2023/24, quando 69,3% da área havia sido trabalhada. Também há atraso de 9,2 pontos porcentuais na comparação com a média dos últimos cinco anos, de 60,1%. Entre os principais produtores do cereal, o Paraná já colheu 83% da safra, enquanto o Rio Grande do Sul retirou 17% das lavouras semeadas.
Newsletter
Acorde
bem informado
com as
notícias do campo
Mais lidas de Agricultura
1
5 frutas do Cerrado que você precisa conhecer
2
PCC expande atuação sobre o agronegócio
3
Tipos de páprica: o tempero que colore e transforma pratos
4
Saiba identificar a "falsa couve" que intoxicou família em MG
5
Conheça a palmeira que dá palha e fruto recordista em vitamina A
6
Tudo o que você precisa saber para cultivar abacaxi
PUBLICIDADE
Notícias Relacionadas
Agricultura
Toque especial: cafés produzidos por mulheres são destaques na SIC
Iniciativas como o selo da IWCA Brasil e o concurso Florada Premiada ampliam a valorização das produtoras rurais
Agricultura
SLC firma parceria de R$ 1 bilhão para expandir irrigação e dobrar produção anual
Companhia prevê aumento da produtividade com conversão de áreas de sequeiro e expansão de sistemas de irrigação na Bahia
Agricultura
Nova identidade dos Cafés do Brasil une tradição e inovação
Reposicionamento da marca foi apresentado durante o primeiro dia da Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG)
Agricultura
Conheça novo mapa agrícola do Brasil e saiba onde avança a produção de cana, laranja e grãos
Levantamento da Embrapa mostra o crescimento da cana no Centro-Oeste, migração dos pomares de laranja e novas fronteiras para soja e milho
Agricultura
Horta o ano inteiro: como ter alimentos frescos em casa
Cultivar sua horta em casa garante alimentos frescos, mais saborosos e nutritivos, além de economia e conexão com a natureza
Agricultura
Os sugadores da lavoura e o desafio do controle sustentável
Sugadores da lavoura, como percevejos e mosca-branca, são ameaças silenciosas que drenam a seiva e reduzem drasticamente a produtividade
Agricultura
Minas Gerais lidera ranking dos melhores cafés do Brasil em 2025
Produtores mineiros conquistaram as três categorias do Cup of Excellence, o mais prestigiado concurso de qualidade do setor
Agricultura
Quantas cores de pitanga existem no Brasil?
De vermelha a roxa, cada variedade traz sabor, nutrientes e oportunidades comerciais