Cogumelos que brilham  no escuro no Brasil

O Brasil abriga cogumelos bioluminescentes fascinantes. O menor do mundo, Eoscyphella luciurceolata, foi descoberto aqui com apenas meio milímetro de diâmetro, brilhando na escuridão.

AdobeStock

Fenômeno natural  da bioluminescência

A bioluminescência ocorre através de reações químicas complexas com enzimas específicas. Nos cogumelos, serve para atrair insetos dispersores de esporos e afastar predadores naturais.

AdobeStock

Brasil é rico  em espécies luminosas

AdobeStock

O país registra mais de 29 espécies de fungos bioluminescentes. Dessas, 21 pertencem ao gênero Mycena e ocorrem principalmente na Mata Atlântica de São Paulo e Paraná.

Neonothopanus  gardneri impressiona

Conhecido como flor-de-coco, é o maior fungo bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo. Foi redescoberto após 170 anos, reacendendo interesse científico.

Cassius Stevani/IQ-USP

O Eoscyphella luciurceolata foi encontrado no Parque Estadual Caverna do Diabo, São Paulo. Seu nome científico refere-se à capacidade de produzir luz e forma de urna.

Menor cogumelo luminoso do mundo

Cassius Stevani/IQ-USP

Desafio científico para pesquisadores

O professor Cassius Stevani explica que o desafio é cultivar estes cogumelos em laboratório para sequenciar DNA e estudar genes envolvidos na bioluminescência única.

AdobeStock

Prosperam em florestas úmidas ricas em matéria orgânica. A Mata Atlântica oferece condições ideais com umidade e temperatura constantes para crescimento e reprodução.

AdobeStock

Habitat específico

Indicador de saúde ambiental

Para produtores rurais, a presença destes cogumelos indica saúde do solo e floresta. A conservação de áreas que os abrigam contribui para o equilíbrio ecológico natural.

AdobeStock

*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação Agro Estadão